22 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEmpregosEnem dos concursos: 3 cidades do Nordeste com mais inscritos

Enem dos concursos: 3 cidades do Nordeste com mais inscritos

Três cidades do Nordeste estão entre as que mais tiveram inscritos no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O já conhecido Enem dos Concursos é uma iniciativa inovadora do Governo Federal. Ao mesmo tempo, alcançou um marco histórico com mais de 2,14 milhões de pessoas que efetuaram o pagamento da inscrição tiveram isenção. De acordo com números oficiais, Salvador e Recife e São Luís estão no TOP 10 dos municípios que registraram mais inscrições.

Os números foram divulgados pela ministra Esther Dweck, responsável pela Gestão e Inovação em Serviços Públicos. O montante de inscritos ultrapassa a população total de vários países. Dos mais de 2,14 milhões de participantes, as mulheres representam a maioria com 56% dos inscritos (cerca de 1,2 milhão), enquanto os homens somam 44% (aproximadamente 938 mil).

- Continua depois da publicidade -

Uma das prioridades do CPNU era proporcionar facilidade de acesso aos candidatos, permitindo que realizassem as provas em locais próximos às suas residências. Nesse contexto, 94% da população apta a fazer o concurso terá uma cidade a menos de 100 quilômetros de distância para a realização da prova.

Como serão as provas do Enem dos Concursos?

Os candidatos estão em 5.555 dos 5.570 municípios do Brasil, totalizando 99,7% do território nacional. As provas ocorrerão em 220 cidades nas 27 Unidades da Federação, no dia 5 de maio.

No que diz respeito às inscrições de candidatos que solicitaram cotas, a maior parte foi preenchida por negros (420.793). Depois, pessoas com deficiência (45.564) e indígenas (10.444). Além disso, 54.219 candidatos solicitaram Atendimento Especial, como lactantes.

Entre os inscritos, 1,54 milhão realizaram o pagamento da taxa de inscrição, enquanto 600 mil foram isentos, pertencendo a grupos como integrantes do Cadastro Único para Programas Sociais, bolsistas do Universidade para Todos, financiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e doadores de medula óssea.

A análise de renda dos inscritos revela que 57,3% possuem renda até três salários mínimos, enquanto 6,3% têm renda superior a dez salários mínimos (R$ 14.120).

O cargo com o maior número de inscritos é o de Técnico em Indigenismo da FUNAI, com 323.250 candidatos, seguido pelo Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas (IBGE), com 316.543, e Auditor-Fiscal do Trabalho (MTE) – Auditoria e Fiscalização, com 315.899. Já o cargo com menos inscritos é o de Engenheiro (AGU) – Engenharia Agrônoma, com 834 candidatos confirmados.

 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

CCJ do Senado aprova projeto de lei que libera cassino e bingo no país

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (19), por 14 votos a 12, o relatório sobre um projeto de...