21 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoEstudo no Nordeste da Fiocruz cria nova geração de ferramentas para diagnósticos

Estudo no Nordeste da Fiocruz cria nova geração de ferramentas para diagnósticos

Uma nova geração de ferramentas para diagnóstico de diversas doenças virais – como zika, dengue, chikungunya, febre oropouche e Covid-19 – está sendo validada no Laboratório de Virologia e Terapia Experimental da Fiocruz Pernambuco.

Trabalho conjunto em parceria internacional

A pesquisa, conduzida pelo professor Keith Pardee, da Universidade de Toronto, e coordenada no Brasil pelo pesquisador Lindomar Pena, da Fiocruz Pernambuco, avançou para uma nova fase. O objetivo agora é capacitar países emergentes a produzirem seus próprios insumos para testes diagnósticos rápidos e econômicos. O estudo conta com a colaboração de cientistas do Canadá, Estados Unidos, Brasil, Chile, Colômbia e Índia.

- Continua depois da publicidade -

Essa iniciativa visa evitar a repetição dos problemas enfrentados no primeiro ano da pandemia de Covid-19, quando houve interrupções nas cadeias de fornecimento de insumos essenciais, além de redução na oferta e aumento dos preços.

Criação de Equipamentos

  • Equipamentos em Avaliação:
    • Mango:
      • Função: Expressar e purificar proteínas usadas como reagentes.
    • Plum (terceira geração):
      • Função: Plataforma digital portátil para leitura de ensaios.
      • Histórico: A versão inicial foi testada na Fiocruz Pernambuco em 2022.
      • Atualização: A nova versão é mais potente e capaz de ler diversos tipos de ensaios, tanto moleculares quanto sorológicos, além de testes baseados em tecnologia de sensores.
      • Validação: Está sendo validado com insumos produzidos em laboratórios dos países envolvidos e testado com amostras de pacientes.
  • Plum:
    • Avaliação inicial: Funcionou bem com reagentes comerciais.
    • Características da nova versão:
      • Leitura de múltiplos tipos de ensaios (moleculares e sorológicos).
      • Compatibilidade com tecnologia de sensores.
      • Custo reduzido: Aproximadamente 500 dólares.
      • Operação simples: Não requer profissionais especialmente treinados.

Sobre o Projeto

O projeto busca evitar a repetição dos problemas enfrentados no primeiro ano da pandemia de Covid-19, quando houve interrupções nas cadeias de suprimento de insumos essenciais para a pesquisa, além de escassez de oferta e aumento nos preços. “A ideia central deste trabalho é baseada na filosofia de Ciência Aberta. Queremos evitar a dependência de patentes e a necessidade de importar reagentes. Nosso objetivo é produzir localmente todos os insumos, utilizando enzimas que já não estão mais sob patentes”, explica o coordenador Lindomar Pena.

LEIA TAMBÉM:

Inmet: São João será de chuvas acima da média no Nordeste
A saga de uma estrela do Rock que trocou tudo pelo sossego do Nordeste
Maior São João do Mundo usa tecnologia de última geração para reforçar segurança
Luiza Trajano revela sua paixão e compromisso pelo Nordeste

Com financiamento do International Development Research Centre (IDRC), os equipamentos são produzidos utilizando impressoras 3D, com configurações compartilháveis, facilitando a replicação. Outro aspecto positivo é o uso de reagentes liofilizados (desidratados), que não precisam de refrigeração e podem ser transportados e manuseados à temperatura ambiente.

O pesquisador Quinn Matthews, da universidade canadense, está no Recife para acompanhar a nova fase do projeto. “Trabalhamos neste projeto por anos e sempre acreditamos que seu ponto culminante seria desenvolver ferramentas que outros países e profissionais pudessem usar, especialmente em locais onde é difícil obter os insumos necessários. Agora, esse momento chegou, e tem sido uma experiência incrível ver de perto o que significa fazer ciência além de nossas fronteiras”, destaca Quinn.

 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Lula convoca reunião com governadores do Nordeste

Nesta quinta-feira (20), Fortaleza se torna o palco de um importante encontro político. O presidente Lula, está no Ceará para anunciar investimentos significativos nas...