04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEntretenimentoFestival Nacional de Artesanato na Bahia começa neste sábado com feira, salão...

Festival Nacional de Artesanato na Bahia começa neste sábado com feira, salão de negócios, oficinas e painéis

A diversidade cultural da Bahia se reflete na riqueza de seu artesanato, que será exibido na Feira Artesanato da Bahia, parte do Festival Nacional de Artesanato na Bahia (FENABA). O evento começa nesta sexta-feira (17) às 14h e continua no sábado e domingo (18 e 19) das 14h às 20h, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Ao longo dos três dias, acontecerão o Painel Temático e diversas oficinas focadas na capacitação de artesãs e artesãos

No domingo, o destaque será o II Encontro Artesanato da Bahia, com o tema “FENABA – Fé da Bahia – Políticas Públicas e o Potencial Criativo da Bahia”. A participação requer inscrição prévia, com vagas limitadas e preenchidas por ordem de inscrição.

- Continua depois da publicidade -

Os visitantes da Feira poderão explorar as 20 rotas do artesanato, representando os 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Entre as rotas destacam-se:

  • os Trançados, que se estendem do Sertão ao Médio Rio das Contas;
  • o Caroá, no Piemonte do Paraguaçu;
  • o Couro, no Portal do Sertão;
  • o Sisal;
  • o Jiquiriçá, no Vale do Jiquiriçá;
  • a Cerâmica, na região do Velho Chico;
  • a Piaçava, no Litoral Norte e Agreste;
  • o Pau Brasil, no Litoral Sul;
  • o Cerrado, na bacia do Rio Corrente;
  • e a Palha.
festival-nacional-artesanato

O FENABA permitirá aos visitantes conhecer a origem do artesanato quilombola, indígena, e de outros estilos, incluindo cestaria, modelagem, carpintaria, entre outras técnicas e materiais. Além da Feira, haverá um Salão de Negócios, que aproximará artesãs e artesãos de compradores e lojistas, além de um Espaço Conceito.

No evento, uma variedade de produtos originais e de alta qualidade será apresentada e comercializada. Entre eles, cerâmicas utilitárias e decorativas, entalhes de madeira, tecelagem, patchwork, bordados em tecidos, rendas em richelieu e barafunda, trançados de fibras naturais, marchetaria, crochê, fuxico e macramê. Roupas e acessórios, como biojoias, também serão exibidos em desfiles de moda nos estandes.

Painel temático

A programação do FENABA, será aberta com o Painel Temático, que vai abordar e dialogar com os tópicos essenciais relacionados ao mercado de artesanato. O primeiro painel, Artesanato e Mercado (16/05), vai debater as tendências, políticas públicas, tecnologias e mecanismos de negócios e os desafios enfrentados por artesãs e artesãos. Já o segundo painel (17/05)traz o tema Artesanato e Empreendedorismo Feminino, abordando o protagonismo e a atuação das mulheres no empreendedorismo do segmento artesanal.

Oficina

Durante o FENABA, uma série de oficinas serão realizadas para capacitar artesãs e artesãos. No primeiro dia (16/05), acontecem as oficinas “Modelagem e Cerâmica”, das 13h30 às 15h30, com a instrutora Edna Marta; e “Logística de distribuição dos Correios: como entregar o seu produto comercializado à distância”, das 16h às 18h, ministrada por Luciano Soares Neves da Silva e Niva Cathala Guimarães.

No segundo dia (17/05), a programação conta com as oficinas “Pintura à mão livre”, das 13h30 às 15h30, com a instrutora Dica Pataxó; e “Identidades culturais: diversidade, reconhecimento e pertencimento”, das 16 às 18h, com o instrutor Rodrigo Lyra. Já no domingo (18/05), as oficinas serão encerradas com os temas “Trançado na fibra de piaçava”, das 13h30 às 15h30, ministrada por Claudinéa Santos; e “Fotografia com celular para produção e difusão de conteúdo em redes sociais”, das 16 às 18h.

II Encontro Artesanato da Bahia

O FENABA vai receber o II Encontro Artesanato da Bahia, no domingo (19/05), das 9h às 11h30, que vai reunir autoridades, especialistas do setor artesãs e artesãos. Com o tema “FENABA: Fé da Bahia – Políticas Públicas e o Potencial Criativo da Bahia”, o evento tem como propósito a promoção e difusão de informações e o debate sobre as Políticas Públicas para o artesanato baiano. Serão apresentadas novas ações do Governo do Estado voltadas para o desenvolvimento do artesanato, como também, aproximar os grupos de produtores, poderes públicos e seus agentes, bem como parceiros e patrocinadores.

Realização

As ações do Artesanato da Bahia são realizadas pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), e em parceria com a Associação Fábrica Cultural. Já o 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia é uma realização da Setre em parceria com as Secretarias da Cultura (Secult), do Turismo (Setur) e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

O evento tem correalização da Pau Viola e da Associação Fábrica Cultural e patrocínio do Sebrae e do Programa do Artesanato Brasileiro, vinculado ao Ministério  do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Serviço

Feira Artesanato da Bahia – FENABA

Data: 17 a 19 de maio de 2024 (sexta-feira, sábado e domingo)

Local: Arena Fonte Nova (Níveis 6,7 e 8)

Entrada gratuita mediante lotação do espaço.

Horário da Feira: 

17/05 (sexta-feira):  das 14h às 22h

18/05 (sábado): das 13h às 22h

19/05 (domingo): de 13h às 20h

Acesso: Ladeira da Fonte

Programação

Dia 17/05/2024 (sexta-feira)

Painel temático – Artesanato e Mercado

Horário: das 9h às 11h30

Oficina- Modelagem em Cerâmica

Horário: 13h30 às 15h30

Quantidade de vagas: 20 vagas

Oficina – Logística de distribuição dos Correios: como entregar o seu produto comercializado à distância

Horário: 16h às 18h

Quantidade de vagas: 30 vagas

Programação

18/05/2024 (sábado)

Painel temático –  Artesanato e Empreendedorismo Feminino

Horário: das 9h às 11h30

Oficina – Pintura à mão livre

Horário: das 13h30 às 15h30

Quantidade de vagas: 30 vagas

Oficina –  Identidades culturais: diversidade, reconhecimento e pertencimento

Horário: 16h às 18h

Quantidade de vagas: 30 vagas

Programação

Dia 19/05/2024 (domingo)

Tema: FENABA: “Fé da Bahia” – Políticas Públicas e o Potencial Criativo da Bahia

Horário: das 9h às 11h30

Oficina –  Trançado na fibra de piaçava

Horário: das 13h30 às 15h30

Quantidade de vagas: 30 vagas

Oficina –  Fotografia com celular para produção e difusão de conteúdo em redes sociais

Horário: 16h às 18h

Quantidade de vagas: 30 vagas

Inscrição prévia no link.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Economia do país cresce 2,5% no primeiro trimestre, aponta IBGE

A economia brasileira registrou um crescimento de 2,5% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em relação ao...