20 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoIndígenas do Sertão interagiam com pegadas de dinossauros

Indígenas do Sertão interagiam com pegadas de dinossauros

Na vastidão do Sertão da Paraíba, um cenário de conexão entre tempos antigos emerge. E  revela uma fascinante da interação dos povos originários com o passado ainda pré-histórico. Em um estudo inovador de pesquisadores nordestinos, descobriu-se que os indígenas interagiam com as pegadas de dinossauros que existem em Sousa, na Paraíba.

Lá, encontrou-se pegadas de dinossauros se entrelaçando harmoniosamente com desenhos desses povos originários, pintando um quadro intrigante da história ancestral dessa região.

- Continua depois da publicidade -

Antes mesmo da chegada dos portugueses às terras brasileiras, comunidades indígenas já haviam descoberto e integrado as marcantes pegadas fossilizadas ao seu repertório de conhecimento e expressão artística. O sítio arqueológico Serrote do Letreiro fica a uma distância de 11 km do centro urbano de Sousa. E de lá emerge petroglifos e vestígios pré-históricos se entrelaçam de maneira sem precedentes.

A pesquisa é cientistas da Universidade Regional do Cariri (URCA) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ao mesmo tempo, o estudo desvelou uma realidade onde desenhos ancestrais, conhecidos como petroglifos, adornam as rochas ao lado das imponentes pegadas de dinossauros. Esse encontro entre arte humana e vestígios pré-históricos é um fenômeno único no mundo. Desse modo, destacando a importância desse sítio arqueológico para o entendimento da história e cultura dos povos originários da região.

Um aspecto notável dessa descoberta é a forma cuidadosa que os desenhos aparecem ao lado das pegadas. Dessa forma, indica o respeito e reconhecimento por parte dessas comunidades indígenas. A relação entre petroglifos e pegadas fósseis é meticulosamente examinada neste estudo. Em resumo, proporciona insights valiosos sobre a cosmovisão e o modo de vida desses antigos habitantes.

Resumo da descoberta

LocalizaçãoSerrote do Letreiro, 11 km do centro urbano de Sousa, Paraíba
O QueDesenhos indígenas ao lado de pegadas de dinossauro
Idade das Pegadas145 – 130 milhões de anos
Espécies de DinossaurosTerópodes, Ornitorrincos, Saurópodes
CuriosidadesDesenhos cuidadosamente posicionados ao lado das pegadas
Quem DescobriuCientistas da Universidade Regional do Cariri (URCA) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
SignificadoRespeito dos povos originários pela pré-história

 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Lula convoca reunião com governadores do Nordeste

Nesta quinta-feira (20), Fortaleza se torna o palco de um importante encontro político. O presidente Lula, está no Ceará para anunciar investimentos significativos nas...