03 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaEstado do Nordeste mira criação de mais de 10 mil empregos em...

Estado do Nordeste mira criação de mais de 10 mil empregos em 2024

Desde 2022, aproximadamente 2.500 empregos diretos e indiretos foram gerados no Maranhão, com a projeção de abrir mais 3.040 vagas temporárias até 2024, totalizando 5.540 novos postos de trabalho em três anos. Esses números refletem os empregos resultantes da modernização do Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar). A expectativa é de que, até o próximo ano, mais de 10 mil vagas de emprego sejam disponibilizadas no estado com o apoio do governo estadual.

Além dos empregos gerados pela Alumar, o investimento do Grupo Inpasa Brasil na cidade de Balsas também contribuirá significativamente para o mercado de trabalho maranhense. A empresa estima a abertura de 3.700 postos de trabalho nas fases de construção e operação de uma unidade de etanol, proteína e óleo de milho no estado.

- Continua depois da publicidade -

 

A administração Carlos Brandão tem enfatizado a geração de oportunidades de trabalho e o fortalecimento da renda dos maranhenses como prioridades. Tanto os investimentos da Alumar quanto do Grupo Inpasa contam com o respaldo do Governo do Maranhão.

A Alumar anunciou um investimento total de R$ 3 bilhões no estado em apenas três anos, sendo um terço já aplicado no religamento da fábrica de alumínio da Alcoa. Entre 2023 e 2024, estão previstos mais R$ 2 bilhões em melhorias e modernização da produção, que contará com energia 100% renovável.

O programa Trabalho Jovem, lançado pelo governo estadual, selecionou 1.000 estudantes para vagas de estágio em órgãos públicos, visando a inclusão de jovens no mercado de trabalho. Em 2022, o programa ofertou 5 mil vagas de estágio para jovens oriundos da rede estadual de educação. Além disso, projetos como Minha Renda e Mais Renda buscam incluir socioprodutivamente famílias em situação de vulnerabilidade social.

LEIA TAMBÉM:
A disputa centenária que pode mudar o mapa do Nordeste
Amazon anuncia parque eólico no Nordeste; saiba onde
OLHA O FERIADO! Saiba quais e quantos dias você terá em 2024
Capital do Nordeste pode mudar de nome em breve
Nordeste lidera novas rotas com 62 voos só na alta temporada

O programa Jovem Tech, em parceria com o Grupo Mateus, o Porto do Itaqui e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (Fapema), tem como objetivo qualificar e gerar renda, capacitando jovens na área de programação. O programa prevê a formação de 240 jovens nos próximos dois anos.

Em setembro de 2023, o Maranhão registrou um saldo positivo de 2.850 empregos formais, representando o nono mês consecutivo de expansão no mercado de trabalho. No acumulado do ano, o estado obteve um saldo positivo de 22.110 empregos formais, destacando-se como o quarto maior resultado no Nordeste. O secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), Luiz Henrique Lula, ressaltou o esforço do governo em promover a economia e diversificar a matriz empregatícia.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Capital no Nordeste lança plano para ter 700 km de ciclovias

Uma capital no Nordeste deu um grande passo em direção a uma mobilidade mais sustentável e inclusiva. Isso porque o prefeito de Salvador, Bruno...