Isolamento social funcionando no Nordeste.
O Nordeste está conseguindo achatar a curva de contaminação e mortes da Pandemia pelo Coronavírus na grande maioria dos estados, cada um dentro das duas proporções já que temos uma grande diferença nos números de testes executados.
Segundo pesquisadores dos estados do Ceará, Pernambuco e São Luis, já temos sinais bem positivos dos benefícios do isolamento social, com uma curva mais achatada e um maior tempo para as autoridades de saúde se preparem para o maior atendimento possível da rede.
Teresina é um exemplo, “Coronavírus ainda não explodiu em Teresina porque isolamento social foi precoce”, garante professor da UFPI. O professor Jefferson Leite, Doutor em Matemática Aplicada com ênfase em modelos matemáticos em epidemiologia, reforça que as medidas adotadas pela Prefeitura foram decisivas para barrar o crescimento exponencial do covid-19. “Se Teresina não tivesse feito um isolamento precoce, já estaria como São Luís e Fortaleza, em que os casos já estão na casa dos milhares e as mortes em centenas. Manter um bom nível de isolamento é essencial agora. Precisamos também ficar atentos ao fato de que São Luís e Fortaleza, acabando as vagas de leitos de UTI, podem fazer com que as pessoas procurem atendimento aqui”, comenta o professor, que é coordenador do Núcleo de Transferência Tecnológica e Inovação (Nintec) da UFPI.
Esse quadro se repete na maioria das capitais do Nordeste. Nos próximos dias os estados devem apresentar seus planos de abertura gradual do comércio de forma planejada e segura tento em vista que vamos viver com o problema ainda por meses de 2020.
FONTE – REDAÇÃO AGNE9
foto – moura alves mtur