05 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaMicro e pequenas empresas são que mais empregam no Brasil

Micro e pequenas empresas são que mais empregam no Brasil

Números são do Sebrae com dados do Novo Caged

Um levantamento realizado pelo Sebrae, com base nos dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), revelou que, em 2023, 71% das 1,78 milhão de oportunidades de trabalho surgiram a partir das micro e pequenas empresas. Conforme a análise, essas empresas contribuíram com a criação de 1,26 milhão de empregos, enquanto as médias e grandes corporações geraram 372,4 mil vagas, correspondendo a aproximadamente 21% do total de empregos criados.

No mês de outubro, conforme indicado pelo Sebrae, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 124,1 mil vagas, representando 65,2% do saldo líquido de contratações, que ultrapassou 190 mil postos de trabalho. Por outro lado, as médias e grandes empresas contribuíram com 69,8 mil novas vagas, equivalendo a 36,7% do saldo.

- Continua depois da publicidade -

LEIA TAMBÉM:
Conheça as profissões em alta no Nordeste para 2024
Cinco artistas nordestinos que nos deixaram em 2023
Quem é o poeta nordestino que ganhou uma lei de homenagem?
Nordeste ganhará cidade internacional com 100 mil novos empregos
Nordeste tem exemplo de política pública para inovação e tecnologia</

Décio Lima, presidente do Sebrae, destaca que esses números reiteram a força dos pequenos negócios e a sua relevância para a economia. Ele ressalta que são os empreendedores de pequeno porte que têm sustentado o país, impulsionando a atividade econômica, distribuindo renda, promovendo inclusão social e transformando as realidades de bairros e municípios em todas as regiões. Lima também destaca um marco histórico, com o Brasil atingindo a marca de 100 milhões de pessoas ocupadas pela primeira vez, acompanhada por uma das taxas de desemprego mais baixas, situando-se em 7,6%.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Conheça a startup nordestina que ajuda a realizar cirurgias

A startup maranhense Syn Saúde está revolucionando o acesso a cirurgias eletivas no Brasil. Fundada em 2021 por Ana Lemos e Dener Zandonadi, a empresa atua como uma facilitadora, conectando hospitais,...