03 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCidadesFortalezaMinistro dos Portos destaca papel exemplar no Complexo do Pecém na transição...

Ministro dos Portos destaca papel exemplar no Complexo do Pecém na transição energética

Em sua visita ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) nesta sexta-feira (3), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, enfatizou o potencial transformador do Pecém na transição energética. Ele foi recebido pelo presidente Hugo Figueirêdo e pelos vice-presidentes Rebeca Oliveira (Financeira) e Fábio Grandchamp (Operações), juntamente com o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila. Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade de explorar as instalações do Porto do Pecém e se inteirar sobre o Hub de Hidrogênio Verde, além de conhecer os principais investimentos e projetos planejados para os próximos anos.

O ministro expressou sua satisfação em visitar o Porto do Pecém e discutir ações e investimentos cruciais para o crescimento econômico e o desenvolvimento regional. Ele destacou o papel exemplar do Pecém no cenário global, especialmente em questões ambientais. O ministro ressaltou o desejo de compartilhar experiências e consolidar o Pecém como um líder na indústria do hidrogênio verde, visando exportar essa tecnologia para a Europa e outras regiões, estimulando ainda mais o desenvolvimento econômico local.

- Continua depois da publicidade -

Estratégia com foco na transição energética

Hugo Figueirêdo enfatizou a importância de apresentar à comitiva a estratégia de desenvolvimento do Complexo do Pecém, centrada na transição energética, e o impacto positivo que esse movimento trará para o Ceará, o Nordeste e o Brasil como um todo. Ele ressaltou que o ministro saiu convencido da relevância desse empreendimento em construção e da necessidade de o Brasil estar envolvido na regulamentação do hidrogênio verde, aproveitando essa oportunidade para se inserir de forma significativa na economia mundial de energias renováveis.

Além disso, participaram da visita os secretários estaduais Salmito Filho (Desenvolvimento Econômico) e Yrwana Albuquerque (Turismo), o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Marcelo Teles, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Magnolia Rocha, o secretário do Tribunal de Contas da União (TCU) no Ceará, Roberto Sérgio do Nascimento, e o diretor comercial do Complexo do Pecém, André Magalhães.

LEIA TAMBÉM:
Cidades do Nordeste têm os aluguéis mais valorizados do país
Ranking revela quais os estados mais seguros do Nordeste
Plano de Desenvolvimento do Nordeste prioriza geração de emprego
Remédio que você usa pode ter imposto zerado; saiba mais

O Complexo do Pecém é composto por três principais frentes: a Área Industrial, que abriga algumas das principais unidades fabris do Nordeste brasileiro; o Porto do Pecém, um terminal offshore de classe mundial; e a ZPE Ceará, a primeira Zona de Processamento de Exportação a operar no Brasil, que está preparada para receber novos investimentos em uma área de mais de 1.900 hectares. Nessa área, serão instaladas as empresas responsáveis pela produção de Hidrogênio Verde no Pecém.

O hub já possui seis pré-contratos assinados com empresas renomadas, como AES, Casa dos Ventos, Cactus Energia, Fortecue, Voltalia e outras em processo de negociação, totalizando mais de 35 memorandos de entendimento. Esses investimentos alcançam US$ 8 bilhões até 2030 e têm o potencial de dobrar a quantidade de empregos diretos e indiretos na região, que atualmente totaliza 80 mil postos de trabalho.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Capital no Nordeste lança plano para ter 700 km de ciclovias

Uma capital no Nordeste deu um grande passo em direção a uma mobilidade mais sustentável e inclusiva. Isso porque o prefeito de Salvador, Bruno...