11 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaMissão climática pela Caatinga une Bahia e Pernambuco

Missão climática pela Caatinga une Bahia e Pernambuco

A Missão Climática pela Caatinga 2024 teve atividades realizadas nesta segunda-feira (10), em Juazeiro, no norte da Bahia, e em Petrolina, Pernambuco, para comemorar o Dia Nacional da Caatinga. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o evento reuniu comunidades locais da Caatinga e diversas autoridades, incluindo o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o secretário executivo da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), Ibrahim Thiaw.

Pela manhã, na Comunidade Tradicional de Fundo de Pasto de Malhada da Areia, em Juazeiro, houve uma visita guiada a uma área de caatinga e solos degradados. Foram apresentadas tecnologias sociais e práticas de convivência com o semiárido, como o projeto de “recaatingamento”. Este projeto de preservação ambiental visa reverter a desertificação do bioma da Caatinga através do uso sustentável dos recursos naturais, com o apoio do Governo da Bahia.

- Continua depois da publicidade -

Reecatingamento

“O Governo do Estado já implementa políticas voltadas para a convivência com o semiárido. Tivemos um programa específico, o Pro-Semiárido, que incluiu a produção, manejo da Caatinga e ampliação da capacidade produtiva para agricultura e pecuária, mas principalmente para a preservação ambiental. Hoje, estamos testemunhando uma ação de recaatingamento”, explicou o governador.

Reunião Caatinga Lina Magalí GOVBA
Reunião Caatinga Lina Magalí GOVBA

A ministra Marina Silva ressaltou a importância da colaboração entre os governos estadual, federal e municipal, com o apoio da comunidade local. “É inspirador ver como podemos conviver com o semiárido, não apenas combatendo a seca, mas aprendendo a manejar, restaurar e preservar o ambiente com sabedoria. O que vi aqui, incluindo o quintal produtivo e as cisternas de placa, permite à comunidade plantar, criar pequenos animais, ter uma renda e viver com dignidade nesse espaço abençoado”, afirmou.

LEIA TAMBEM:
Estado do Nordeste é o que mais vai crescer este ano no país
Escolas inovam com ensino a partir dos sonhos dos alunos
TSE lança concurso com vagas nos nove estados do Nordeste

A Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, possui um clima e vegetação secos, solos pobres em matéria orgânica e rios intermitentes. As espécies de animais e plantas da Caatinga são altamente adaptadas ao clima semiárido. A comunidade de Malhada da Areia, estabelecida há cerca de 200 anos, tem na criação de animais e no uso de recursos naturais suas principais atividades socioeconômicas, abrigando aproximadamente 26 famílias em uma área total de 2.024 hectares.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste terá investimento recorde em 121 universidades

O governo federal, através do Ministério da Educação (MEC), acaba de anunciar um pacote de investimentos robusto para fortalecer a infraestrutura das universidades brasileiras....