19 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaMoeda de 5 reais é lançada e celebra 200 anos da Constituição

Moeda de 5 reais é lançada e celebra 200 anos da Constituição

A partir desta sexta-feira (24), os colecionadores e entusiastas da história brasileira têm uma nova razão para comemorar. O Banco Central (BC) lança um novo lote de 4 mil moedas em comemoração aos 200 anos da primeira Constituição brasileira. Produzida em prata, esta peça especial possui um valor de face de R$ 5, mas será vendida por R$ 440, refletindo seu valor histórico e colecionável.

A venda das moedas será feita exclusivamente através do site Clube da Medalha, mantido pela Casa da Moeda. Em abril, o BC lançou um lote inicial de 3 mil unidades, mas, devido ao sucesso, a produção pode aumentar para até 10 mil peças. Este aumento na oferta demonstra o grande interesse e a valorização dessa importante parte da história do Brasil.

- Continua depois da publicidade -

O anverso da moeda é particularmente impressionante, apresentando o livro da primeira Constituição brasileira aberto, com as páginas retratadas em cor sépia para simbolizar a passagem do tempo. A pena estilizada e o texto manuscrito remetem à forma como o documento foi redigido há 200 anos. Esta moeda é pioneira no Brasil por ser a primeira moeda de prata a utilizar a cor em seu design.

O reverso da moeda exibe o imponente prédio do Congresso Nacional, um símbolo icônico do Poder Legislativo. O conjunto arquitetônico, com suas duas cúpulas, representa o Legislativo bicameral proposto na primeira Carta Magna do Brasil, que estabeleceu a Câmara dos Deputados e o Senado como as duas casas da Assembleia Geral.

A moeda comemorativa foi oficialmente lançada em abril durante um evento no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, com a presença de representantes do Banco Central, da Casa da Moeda e da Câmara dos Deputados. Este evento destacou a importância da Constituição de 1824, que foi outorgada pelo imperador Dom Pedro I após a dissolução da Assembleia Constituinte no ano anterior. Esta Constituição é a mais longeva da história brasileira, tendo durado 65 anos.

A Constituição de 1824, apesar de ser imposta pelo imperador e estabelecer uma monarquia hereditária, deixou legados significativos que perduram até hoje. Ela criou o Poder Legislativo bicameral, estabelecendo a coexistência da Câmara dos Deputados e do Senado. Além disso, no âmbito do Poder Judiciário, instituiu o Supremo Tribunal de Justiça, que evoluiu para o atual Supremo Tribunal Federal. A moeda comemorativa não apenas celebra este marco histórico, mas também destaca a evolução e a continuidade das instituições brasileiras ao longo dos séculos.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Projeto vai preservar manuscritos de José Américo de Almeida

Documentos manuscritos do renomado escritor e ex-ministro José Américo de Almeida estão sendo digitalizados por uma equipe de pesquisadores da Fundação Casa de José...