03 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaNordeste tem uma das maiores minas de Diamante do mundo

Nordeste tem uma das maiores minas de Diamante do mundo

Você sabia que uma das maiores minas de Diamante do Brasil e da América do Sul fica no Nordeste? Trata-se da mina Braúna, que fica a cerca de 10 km da pequena cidade de Nordestina.

A princípio, esta mina fica em uma região praticamente plana, nas proximidades do Rio Itapicuru. Poucas pessoas sabem da existência dessa super jazida. Contudo, isso está prestes a mudar.

- Continua depois da publicidade -

Potencial Mineral do Nordeste

O Potencial Mineral do Nordeste é muito grande. A região Nordeste é conhecida por suas indústrias de petróleo e gás natural, além de ser responsável por 95% da produção de gesso no Brasil e por abrigar uma grande diversidade de depósitos minerais.

Entre os recursos minerais presentes na região, destacam-se os metálicos, não metálicos, gemas, metais preciosos e semipreciosos. Dessa forma, as jazidas que se sobressaem pelo volume de reservas e pela relevância econômica da produção incluem cromita, ouro, titânio, pedra britada, bentonita, calcário, fosfato, gipsita, magnesita, potássio, rochas ornamentais e sal gema.

Bahia é a maior produtora de diamantes do país e a segunda colocada na extração de esmeraldas foto divulgação

Uma das maiores minas do mundo

O que pouca gente sabe, é que a maiores minas de Diamante do Mundo, está no Nordeste. Mais especificamente na cidade de Nordestina, na Bahia.

Localizada a cerca de 10 km da pequena cidade de Nordestina, a mina Braúna está situada em uma região praticamente plana, nas proximidades do Rio Itapicuru. Poucas pessoas sabem da existência dessa super jazida, mas isso está prestes a mudar.

A cidade de Nordestina, com pouco mais de 12 mil habitantes, se tornará conhecida como o lar da maior jazida de diamantes do Brasil e da América Latina.

A mina Braúna é explorada pela Lipari Mineração Limitada, uma empresa canadense que investiu mais de 100 milhões de dólares nesse projeto em busca de diamantes, na primeira mina de diamantes da América do Sul desenvolvida em depósito kimberlítico, rocha fonte primária da pedra.

Mineração a Bahia

foto divulgação Secom BA

LEIA TAMBÉM:
Nordeste tem dois locais em lista de destinos sustentáveis
Paraíba vai abrir sete mil vagas de concurso público
Pequena cidade do Nordeste é destaque no mundo da moda

A princípio, a Bahia é o primeiro produtor de diamantes em kimberlitos (extraído na rocha matriz). Ao mesmo tempo também é o segundo  maior produtor de esmeralda e o principal produtor de quartzo rutilado do Brasil. Grande parte da produção do Estado é voltada especialmente para o mercado externo, tendo como principais setores de consumo a indústria de lapidação e a joalheria.

LEIA TAMBÉM:
Paraíba tem 3,8 mil pequenos negócios na área de construção de edifícios
Nordeste é a região que mais vai crescer no Brasil, diz estudo
Bahia e Sport lideram pesquisa de maiores torcidas do Nordeste
Conheça o empreendimento bilionário de Neymar no Nordeste

Outro grande destaque na produção de gemas é a Cooperativa Mineral da Bahia (CMB)

Situada na Serra de Carnaíba, em Pindobaçu, a cooperativa é responsável pela produção de esmeraldas, que assim como o diamante, é uma das gemas mais valiosas do mundo. A princípio atuando desde 2006, a Cooperativa possui uma Permissão Lavra Garimpeira (PLG). Os requerimentos minerários concentram-se em Pindobaçu, mas se estendem parcialmente pelos municípios de Saúde e Mirangaba.

Quais as pedras preciosas que mais comuns no Nordeste?

Tipo de Pedra PreciosaPrincipais Estados ProdutoresCaracterísticas e Informações Adicionais
Turmalina ParaíbaParaíba, Rio Grande do NorteUma das gemas mais raras e valiosas do mundo, conhecida por suas cores vivas, especialmente o azul neon e o verde-azulado.
Água-marinhaBahiaVariantes azul-claro a azul-esverdeado, popular em joalheria; Bahia é um dos principais estados produtores dessa gema no Brasil.
EsmeraldaBahiaVerde intensa, usada em joalheria de alta qualidade; a Bahia é conhecida por suas esmeraldas de alta qualidade.
QuartzoBahia, Ceará, PernambucoVárias cores e tipos, incluindo ametista, citrino e quartzo rosa; amplamente utilizado em joalheria e decoração.
AmetistaBahia, Paraíba, CearáVariedade de quartzo com coloração roxa; usada em joias e terapias alternativas.
DiamanteBahiaEmbora menos abundante que em outras regiões do Brasil, a Bahia ainda é conhecida por seus depósitos de diamantes de qualidade.

 

Foto: Reprodução/Redes Sociais

 

 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Capital no Nordeste lança plano para ter 700 km de ciclovias

Uma capital no Nordeste deu um grande passo em direção a uma mobilidade mais sustentável e inclusiva. Isso porque o prefeito de Salvador, Bruno...