03 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEntretenimentoNatal na Usina em João Pessoa tem Totonho, Vieira, Luana Flores e...

Natal na Usina em João Pessoa tem Totonho, Vieira, Luana Flores e roda de samba neste fim de semana

Os eventos ocorrem de sexta à domingo e a entrada é franca

O Natal na Usina tem uma vasta programação neste final de semana, que inclui destaques atuais da música paraibana como Luana Flores e Vieira. Além disso o mestre Totonho também se apresenta, assim como um show das mulheres na roda de samba, performances e uma seleta programação infantil.

Este ano, o Natal na Usina está arrecadando brinquedos e alimentos não perecíveis para a Central Única das Favelas – Cufa, que em 23 de dezembro realizará o Natal da Cufa no bairro São José em João Pessoa.

- Continua depois da publicidade -

Sexta-feira

Asexta-feira começa com o show de Luana Flores, na Tenda da Música, às 20h. Aartista paraibana é a idealizadora do projeto musical-cênico-visual “NordesteFuturista”, que pesquisa e mescla os ritmos da cultura popular nordestina com amúsica eletrônica, focando suas composições em temáticas como gênero,sexualidade e território. O show tem duração em média de 60/80 minutos, com umrepertório todo autoral e conta também com projeção de vídeo própria, pensadapara o espetáculo.

Às22h, na Sala Vladimir Carvalho, é a vez de Vieira subir ao palco com o show “Nada Será Como Antes”. Vieira chamou atenção já no lançamento de seu primeiro EP, Comercial Sul, em 2015, com suas letras existenciais e sua voz agridoce. OEP “Parahyba Vive” veio no início de 2018, resultado da vitória do Red BullBreak Time Sessions, quando venceu mais de 100 bandas brasileira. Em 2022,lançou o disco CRISE DOS 20 pelo selo norte-americano OAR, com produção de Benke Ferraz (Boogarins) com quem circulou no último ano. Agora com o show “Nada Será Como Antes”, Vieira traz ao palco o seu antigo formato com banda e revisita o repertório de toda sua carreira, num clima nostálgico sem perder toda energia de um bom show de rock pop.

LEIA TAMBÉM:
Qual o melhor time do Nordeste na era dos pontos corridos?
Halo Solar: três cidades do Nordeste registram raro fenômeno
Nordestina está entre as 25 mulheres mais poderosas d

Sábado

O sábado é dedicado à arte e à pluralidade na Usina. Às 16h, no Espaço Criança, o Ponto de Cultura Castelo de Histórias faz uma sessão de contação de histórias, oficinas artísticas e palhaçarias que despertam no público um olhar diferenciado para as histórias e a ludicidade. O projeto de difusão literária promove ações promotoras do livro, da leitura e da literatura, e é uma ótima opção para as crianças e suas famílias.

Às17h, no Palco Bonde, a performance de Fernanda Ferreira traz uma celebração aos valores culturais negros/afrobrasileiros de comunidade, por meio de sessões de narração de histórias e performances musicais. O espetáculo “Kwanzaa GiraContos e Cantos Afroparaibanos” visa fortalecer os princípios éticos que constituem o povo forjado sob as bases culturais africanas.

Às19h, na Tenda da Música, o show musical “Aí dentu – O hip hop do mato” do mestre Totonho promete agitar o público com seu power trio e DJ acompanhando o vocalista, que mostrará sucessos e canções inéditas. Totonho é um dos nomes mais importantes da música paraibana, com uma trajetória de mais de 20 anos, que inclui participações em festivais nacionais e internacionais, e parcerias com artistas como Chico César, Lenine, Zeca Baleiro, entre outros.

Em seguida, às 21h, no Palco Bonde, a performance de Xumbrego de Rabeca traz o forró arrochado, rabecado, caloroso e necessário. O som produzido por Xumbrego de Rabeca convida o público a se jogar no salão e liberar as energias com muito forró, baião, coco, xotes e marchinhas. O repertório inclui grandes clássicos do forró nordestino, além de músicas exclusivas do repertório rabequiano e autorais. Nesse modelo, rabeca, zabumba, pandeiro, triângulo e mineiro vão botar quente no salão.

Para encerrar a noite, na Sala Vladimir Carvalho, às 22h, o grupo Mulheres na Roda de Samba faz um show especial no Natal da Usina, com um repertório que destaca o protagonismo e o legado histórico de compositoras e intérpretes do samba como Teresa Cristina, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Leci Brandão, Clara Nunes, além das paraibanas Clara Bione, Polyana Resende, as Irmãs Cantoras de Campina Grande, dentre outras. O grupo é formado por mulheres que se uniram pela paixão pelo samba e pela valorização da cultura afro-brasileira.

LEIA TAMBÉM:
Cidade do Nordeste registra a maior temperatura do Brasil no fim de semana
João Pessoa está no pódio do Prêmio Melhores Destinos do Brasil
Como o presidente da França ajudou Lula a se aproximar de governadora do Nordeste

Domingo

O domingo encerra a programação do final de semana com mais arte e diversão na Usina. Às 16h, no Espaço Criança, o Castelo de Histórias retorna com mais contação de histórias, oficinas artísticas e palhaçarias para as crianças e suas famílias.

Às 17h, na Sala Vladimir Carvalho, o Gran Circo Los Iranzi apresenta o espetáculo “Equilíbrio, Riso e Arte”, que traz números de malabarismo, acrobacia, equilibrismo, mágica e palhaçaria. O grupo Los Iranzi é formado por artistas circenses que se dedicam à pesquisa e à experimentação das diversas linguagens artísticas, buscando a interação com o público e a valorização da cultura popular.

LEIA TAMBÉM:
Conheça as profissões em alta no Nordeste para 2024
Cinco artistas nordestinos que nos deixaram em 2023
Quem é o poeta nordestino que ganhou uma lei de homenagem?

No palco Bonde, a partir das 18h, a mostra de corais Art’ Encanto, Vozes de Aparecida e Dó Ré Mi encanta o público com suas vozes harmoniosas e repertórios variados.

O projeto Natal na Usina é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, o apoio do Instituto Energisa, patrocínio da Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal- União e Reconstrução.


Serviço: Natal na Usina 2023

Quando: De a 2 a 30 de dezembro
Entrada: Gratuita
Site do evento: www.natalnausina.com.br

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Capital no Nordeste lança plano para ter 700 km de ciclovias

Uma capital no Nordeste deu um grande passo em direção a uma mobilidade mais sustentável e inclusiva. Isso porque o prefeito de Salvador, Bruno...