19 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEsportesNordeste entra na briga por sedes na Copa do Mundo Feminina

Nordeste entra na briga por sedes na Copa do Mundo Feminina

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será realizada no Brasil. E assim como ocorreu em 2014, o Nordeste vai entrar na briga para ter sedes na maior competição de futebol do planeta. Primeiramente, Salvador, Fortaleza e Recife devem ser as cidades com mais chances de receber jogos. Por fora correm as demais capitais da região. A certeza é que a realização do torneio em terras tupiniquins tem tudo para alavancar ainda mais o esporte entre as meninas. Dessa forma, quebrando barreiras machistas de outrora.

A escolha do Brasil como sede ocorreu durante o Congresso da FIFA em Bangkok. Ao mesmo tempo, a candidatura brasileira superou a europeia, formada por Holanda, Alemanha e Bélgica, com uma votação de 119 a 78.

- Continua depois da publicidade -

Primeira Copa Feminina na América do Sul

Esta será a primeira edição do torneio a ser realizada na América do Sul, e o Brasil, como país anfitrião, já está automaticamente classificado. O evento de 2027 seguirá o formato de 32 seleções, como na Copa de 2023. O Maracanã será o estádio da abertura e da final do campeonato.

Gianni Infantino, presidente da FIFA, parabenizou o Brasil e expressou confiança na organização de um evento histórico. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, destacou o papel crucial das mulheres na equipe de candidatura do Brasil.

A candidatura brasileira recebeu uma avaliação técnica superior, com nota 4 (numa escala de 1 a 5), enquanto a proposta europeia obteve 3,7. Fatores como a qualidade dos estádios, a hospedagem e os locais para o Fan Festival, além do apoio do governo brasileiro, foram decisivos para a vitória.

Pela primeira vez, a sede da Copa do Mundo Feminina foi escolhida pelo Congresso da FIFA, com todas as 211 associações nacionais de futebol tendo direito a voto, exceto os países candidatos. As candidaturas puderam fazer apresentações de 15 minutos antes da votação, na qual a proposta europeia enfatizou a compacticidade de sua organização.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste dispara a audiência com novela No Rancho Fundo
Nordeste terá réplica da capela das aparições de Fátima
Nordeste tem três universidades entre as melhores do mundo
Nordeste é a região que mais vai crescer no Brasil, diz estudo

Quais estádios do Nordeste podem receber jogos da Copa do Mundo Feminina?

Estádio Castelão

O Estádio Castelão, localizado em Fortaleza, é um dos maiores e mais modernos estádios do Brasil, com capacidade para cerca de 63 mil espectadores. Inaugurado em 1973 e completamente reformado para a Copa do Mundo de 2014, o Castelão oferece instalações de alta qualidade, incluindo cobertura total das arquibancadas, assentos confortáveis e infraestrutura moderna para jogadores e público. Este estádio é conhecido por sua atmosfera vibrante e é a casa dos clubes Ceará e Fortaleza.

Arena Fonte Nova

A Arena Fonte Nova, situada em Salvador, teve sua original inaguração em 1951 e reconstruída para a Copa do Mundo de 2014, combinando tradição com modernidade. Com capacidade para aproximadamente 50 mil espectadores, o estádio apresenta uma arquitetura inovadora em forma de ferradura, oferecendo excelente visibilidade de todos os assentos. A Fonte Nova é um ponto de referência no futebol baiano, sendo a casa dos clubes Bahia e Vitória, além de sediar grandes eventos culturais e esportivos.

LEIA TAMBÉM:
Porto de Itaqui pode ganhar R$ 2,5 bilhões em investimentos
Museus no Nordeste guardam a cultura e história regional
Salvador terá voo direto da Air France para Paris

Arena Pernambuco

Fica em São Lourenço da Mata, na região metropolitana do Recife. Sua inauguração ocorreu em 2013 especialmente para a Copa do Mundo de 2014. Com capacidade para cerca de 44 mil espectadores, o estádio é conhecido, ao mesmo tempo, por sua arquitetura moderna e sustentável. Desse modo, oferecendo excelentes instalações para jogadores e torcedores. A Arena Pernambuco também serve como importante local para diversos eventos esportivos e culturais na região.

Foto: Danilo Borges/Rededoesporte.gov.br

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Projeto vai preservar manuscritos de José Américo de Almeida

Documentos manuscritos do renomado escritor e ex-ministro José Américo de Almeida estão sendo digitalizados por uma equipe de pesquisadores da Fundação Casa de José...