20 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoNordeste se prepara para iniciar vacinação contra a dengue

Nordeste se prepara para iniciar vacinação contra a dengue

O Nordeste já se prepara para receber a vacina da dengue, que chegou ao Brasil no último sábado (20). O governo recebeu 720 mil doses do laboratório Takeda Pharma e comprou mais 5,2 milhões de doses, que serão entregues até novembro. O total de 6,52 milhões de doses representa a capacidade total disponível no laboratório para este ano.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destaca que a vacinação inicia já no mês de fevereiro. A princípio, a iniciativa seguirá critérios de regiões com maior incidência de dengue nos últimos meses. O público inicial será da faixa etária de 6 a 16 anos, idade em que ocorre maior número de hospitalização. Também terá como critério os municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos 10 anos.

- Continua depois da publicidade -

Qual a importância de se vacinar contra a dengue?

A vacina da dengue é um avanço importante para a saúde pública do Brasil, que enfrenta um grave problema com essa doença. O imunizante pode reduzir o número de casos, de hospitalizações e de mortes por dengue, além de diminuir os custos com o tratamento e a prevenção. Também pode contribuir para a eliminação da dengue como um problema de saúde pública no país.

Ao mesmo tempo, o imunizante é composto por quatro sorotipos distintos do vírus da dengue, que são modificados de forma a infectar, mas não causar a doença. Dessa forma, o esquema vacinal requer a aplicação de duas doses, com intervalo mínimo de 90 dias entre elas. A vacina tem eficácia de 80,2% contra a dengue, com período de proteção de 12 meses após o recebimento da segunda dose.

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ela causa febre, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, manchas na pele e, em alguns casos, pode evoluir para formas graves, como a dengue hemorrágica. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou mais de 1,5 milhão de casos de dengue e 1.641 mortes em 2023.

Quantas pessoas serão vacinadas contra a dengue no Brasil?

Com essa quantidade, a vacina deve beneficiar pouco mais de 3,2 milhões de pessoas somente neste ano. O público-alvo deste primeiro momento serão crianças e adolescentes que concentram o maior número de hospitalizações por dengue. Logo após, vem os idosos. Todo o esquema de vacinação deve seguir o protocolo logístico do SUS da vacinação contra a Covid, que fez o Brasil referência mundial em imunização.

 

 

 

 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Lula convoca reunião com governadores do Nordeste

Nesta quinta-feira (20), Fortaleza se torna o palco de um importante encontro político. O presidente Lula, está no Ceará para anunciar investimentos significativos nas...