04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoNordeste tem previsão de chuvas do Ano Novo até o dia 15

Nordeste tem previsão de chuvas do Ano Novo até o dia 15

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anunciou que a Região Nordeste iniciará o ano de 2024 com condições meteorológicas marcadas por chuvas significativas. De acordo com o estudo, durante a primeira quinzena de janeiro, a umidade será predominante. Dessa forma, vai resultar em registros de chuvas em praticamente toda a região.

Os sistemas meteorológicos típicos do verão desempenharão papéis importantes na ocorrência de pancadas de chuva. Ao mesmo tempo, com acompanhamento de rajadas de vento. A princípio, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), cavado do Nordeste/Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), e a possível formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) são os sistemas mencionados acima.

- Continua depois da publicidade -

A influência da variabilidade intrasazonal, especificamente a Oscilação de Madden-Jullian (OMJ), contribuirá para o aumento da umidade na Região Nordeste. Além disso, promove o incremento da nebulosidade e da precipitação.

Entre os dias 1º e 8 de janeiro de 2024, a ZCIT estará posicionada mais ao sul do que o usual, beneficiando a porção norte da Região, inclusive o semiárido. Até o dia 15, um canal de umidade, possivelmente a ZCAS, poderá se formar entre o norte da Região Sudeste (Minas Gerais), centro-sul da Bahia e os estados do Maranhão e Piauí. Essa configuração pode resultar em volumes expressivos de chuva, com acumulados estimados entre 150 e 250 milímetros (mm).

Embora a previsão aponte para a possibilidade de transtornos, é importante ressaltar que esse sistema também contribuirá para a recuperação da umidade no solo e das reservas hídricas, sendo um aspecto positivo para a região.

LEIA TAMBÉM:
Casal nordestino inova e faz Chá Revelação com cuscuz
Explore a Paraíba! Destino perfeito para o Verão, do litoral ao interior
A importância do Verão para o Nordeste; entenda

O Inmet, atento às incertezas e às atualizações dos modelos numéricos de previsão do tempo, continua monitorando e atualizando diariamente as previsões meteorológicas. Caso necessário, serão emitidos avisos meteorológicos para manter a população informada e segura diante das condições climáticas.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste comanda ranking CVC dos destinos mais procurados para as férias de julho

A operadora reforça a operação de voos exclusivos e bloqueios para algumas das cidades mais procuradas para o período, tanto em destinos nacionais quanto...