04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaNordeste terá Zoneamento Agrícola de Risco Climático; entenda

Nordeste terá Zoneamento Agrícola de Risco Climático; entenda

O ZARC Pecuária é uma importante ferramenta para os produtores rurais.

O Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Secretaria de Política Agrícola, publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (5) o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para pecuária em diversos estados brasileiros.

O Que é o ZARC Pecuária?

O ZARC Pecuária é uma importante ferramenta para os produtores rurais. Ele visa identificar as áreas com menor risco climático e definir as melhores regiões para a produção de bovinos.

- Continua depois da publicidade -

Por Que é Importante?

Com a pecuária conferindo um grande destaque na economia nacional, é essencial garantir um processo de planejamento mais eficiente da produção pecuária. O ZARC Pecuária busca minimizar os riscos inerentes à atividade. Desse modo, considera as variações sazonais e interanuais da produção de forragem, além de proporcionar uma utilização mais racional dos recursos disponíveis.

Como Funciona?

O ZARC Pecuária utiliza modelos e indicadores de risco climático para cada município, levando em consideração diferentes classes de água disponível no solo e taxas de lotação animal. Esses indicadores incluem a Taxa de Lotação Crítica e o Risco de Não Atendimento da Demanda por Alimentos, fornecendo informações valiosas para o manejo adequado das pastagens.

LEIA TAMBÉM:
Caixa tem 59 imóveis no Nordeste com descontos de até 75%
Nordeste é a região do Brasil com menor incidência de dengue
Conheça cursinhos gratuitos no Nordeste para o Enem
Nordeste lidera matrículas em escola de tempo integral</a

O Que Esperar?

Ao consultar o ZARC Pecuária, os produtores poderão identificar as melhores épocas e áreas para o plantio de Capim-marandu. Além disso, é preciso obter informações sobre as cultivares indicadas e os tipos de solos aptos ao cultivo. É importante ressaltar que o ZARC Pecuária está disponível para o Distrito Federal e os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

A pecuária é uma das principais atividades econômicas do país.

LEIA TAMBÉM:
Cidades do Nordeste ganharão novos voos para a Europa
FNE: Governo injetará R$ 36,6 bilhões em estados do Nordeste
Descubra cinco destinos do Nordeste além das praias
Conheça o local do Nordeste que é a bola da vez da mineração

Onde Encontrar?

Para acessar o ZARC Pecuária e obter informações detalhadas sobre os municípios aptos conforme a Taxa de Lotação Crítica, basta acessar o Painel de Indicação de Riscos do Ministério da Agricultura e Pecuária.

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático – ZARC Pecuária é uma ferramenta fundamental para o planejamento estratégico da produção pecuária. Desse modo, contribui para a tomada de decisões mais assertivas e sustentáveis no campo. Acesse o ZARC Pecuária e potencialize a sua atividade agropecuária com informações confiáveis e atualizadas.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Capital no Nordeste lança plano para ter 700 km de ciclovias

Uma capital no Nordeste deu um grande passo em direção a uma mobilidade mais sustentável e inclusiva. Isso porque o prefeito de Salvador, Bruno...