07 / 05 / 2024

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Obras no Porto de Suape vão gerar 2.500 empregos

A subsidiária APM Terminals, pertencente ao Grupo A.P. Moller-Maersk, que recentemente renovou o contrato de adesão ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS), está programada para iniciar as obras do Terminal de Uso Privativo (TUP) no Porto de Suape em janeiro de 2024. Os investimentos iniciais totalizam R$ 1,6 bilhão nas primeiras fases, incluindo armazéns, cais e pátio. Durante a construção, prevê-se a geração de aproximadamente 500 empregos diretos e 2 mil indiretos.

Destacando o impacto positivo na economia local, a entrada em operação do terminal está prevista para gerar cerca de 350 empregos diretos e 1,4 mil indiretos. O diretor presidente da APM Terminals Suape, Aristides Júnior, ressaltou a complexidade da demolição, estimando um período de quatro a seis meses, e a necessidade de remover estruturas existentes no local.

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Em resumo, a ocupação prevista é de cerca de 50 hectares. Além disso, o novo terminal de contêineres terá uma capacidade inicial de movimentação de 400 mil TEUs. Isso não apenas ampliará as conexões com portos globais, mas também impulsionará o volume de carga de cabotagem. Aristides enfatizou que o pátio, onde os contêineres serão armazenados, será a parte mais demorada da construção, seguindo a demolição.

A estratégia do grupo é se tornar um integrador logístico, fornecendo um serviço completo ao cliente. Aristides destacou que a APM opera de ponta a ponta, sem terceirização, oferecendo confiabilidade, previsibilidade e visibilidade. O investimento previsto no terminal ao longo de uma década é de R$ 2,8 bilhões.

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Dessa forma, a decisão de adotar um serviço de integração logística se mostrou viável devido aos ativos próprios da A.P. Moller-Maersk, incluindo terminais, navios, caminhões, armazéns, aviões e rebocadores. Aristides reconhece desafios no Brasil, especialmente na infraestrutura. A princípio, ele cita a limitação da acessibilidade de navios nos portos brasileiros. Ao mesmo tempo, ele comparou a situação com outros países da América Latina, destacando a necessidade de melhorias para atender a embarcações maiores.

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