23 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaParaíba ganha lei que determina entrega de delivery na portaria do prédio

Paraíba ganha lei que determina entrega de delivery na portaria do prédio

A Paraíba ganhou uma nova lei para regulamentar as entregas de encomendas por trabalhadores de aplicativos em condomínios verticais. A Lei 12.939/23, de autoria do deputado Wilson Filho, visa garantir a segurança dos entregadores e dos usuários, estabelecendo diretrizes claras para as entregas realizadas por meio de plataformas digitais de delivery.

Principais Pontos da Lei:

1. Restrição à Subida até a Porta do Apartamento

Fica proibido aos consumidores exigir que os entregadores subam até a porta do apartamento ou adentrem espaços de uso comum nos condomínios verticais. A entrega das encomendas, quando paga, deve ocorrer na portaria do condomínio.

- Continua depois da publicidade -

2. Notificação Expressa nas Plataformas de Delivery

As plataformas de delivery são obrigadas a notificar, de maneira fixa e explícita pelo aplicativo, que não é permitida a exigência de subida por parte dos entregadores. Essa notificação tem o objetivo de orientar e esclarecer os consumidores sobre as novas diretrizes.

3. Solicitação de Subida mediante Gorjeta

Consumidores que desejarem que o entregador suba até sua porta poderão fazer tal solicitação mediante o oferecimento de gorjeta. A subida do entregador será obrigatória somente se este aceitar a gorjeta oferecida pelo consumidor.

4. Consumidores com Mobilidade Reduzida ou Necessidades Especiais

Em casos de consumidores com mobilidade reduzida ou necessidades especiais, o entregador poderá decidir se adentra ou não ao condomínio para realizar a entrega. Em caso negativo, o condomínio deve providenciar um funcionário próprio para realizar a entrega.

LEIA TAMBÉM:
Cidade do Nordeste registra a maior temperatura do Brasil no fim de semana
João Pessoa está no pódio do Prêmio Melhores Destinos do Brasil
Como o presidente da França ajudou Lula a se aproximar de governadora do Nordeste

A nova legislação entra em vigor na data de sua publicação, buscando promover a segurança dos entregadores e dos usuários, estabelecendo regras claras para o processo de entrega em condomínios verticais no Estado da Paraíba.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Do Nordeste pro Mundo: Festa Mormaço aterrissa em Portugal em edição especial

Carregado de referências brasileiras, o evento começou em Fortaleza como opção para a turma alternativaQuem mora fora do Brasil sabe bem o que significa...