05 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaParaíba registra oitava doação de coração em 2023

Paraíba registra oitava doação de coração em 2023

Central Estadual de Transplantes chegou a números importantes em 2023

Em 2023, a Paraíba já realizou oito doações de coração, graças à generosidade das famílias que autorizaram a doação dos órgãos de seus entes queridos. Nesta segunda-feira (30), uma jovem de 17 anos, que sofreu um acidente de moto e teve morte cerebral, foi a última doadora de coração no estado. Ela estava internada no Hospital de Trauma de Campina Grande.

O coração da adolescente foi transplantado em um homem de 70 anos, que também é paraibano. Outros órgãos dela, como o fígado, os rins e as córneas, foram doados para pacientes de Pernambuco e para o Banco de Olhos da Paraíba.

- Continua depois da publicidade -
Transplante de Coração Central Estadual de Transplante na Paraíba2
Transplante de Coração Central Estadual de Transplante na Paraíba2

Na noite anterior, outra doação de múltiplos órgãos aconteceu no mesmo hospital. Um homem de 49 anos, que morreu após uma queda, doou o fígado e um rim para pessoas da Paraíba, e o outro rim para alguém do Rio Grande do Norte. As córneas também foram para o Banco de Olhos da Paraíba.

LEIA TAMBÉM:
Capital do Nordeste pode mudar de nome em breve
Nordeste lidera novas rotas com 62 voos só na alta temporada
Nordeste tem maior cidade do Brasil com tarifa zero no transporte
O plano de transformar os tubarões de PE em atração turística

Segundo Rafaela Dias, diretora da Central Estadual de Transplantes, essas duas doações elevaram para 31 o número de doações de múltiplos órgãos na Paraíba em 2023. Ela destacou que sete dos oito corações doados foram para receptores paraibanos e que isso é fruto do trabalho das equipes e da conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos.

Em 2023, na Paraíba, já foram realizados segundo dados da Central Estadual de Transplantes foram feitos 208 transplantes de órgãos e tecidos, sendo 153 de córneas, sete de coração, 23 de rim, 21 de fígado e quatro de medula óssea. Ainda há 512 paraibanos na fila de espera por um transplante.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Cidade do Nordeste surpreende em ranking de menor desperdício de água

Uma cidade do Nordeste é destaque em ranking dos municípios que menos desperdiçam água. Caruaru, conhecida pelo seu forte apelo cultural e econômico no...