19 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaPernambuco ocupa vice-liderança de postos de trabalho no Nordeste

Pernambuco ocupa vice-liderança de postos de trabalho no Nordeste

O aumento é de 108% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 1.100 empregos. Com isso, o Estado figura como o segundo maior gerador de empregos no Nordeste. Os dados são provenientes do Novo Caged, divulgado nesta sexta-feira (15) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Estado é o segundo maior gerador de empregos na região; os números entre a população feminina chamam atenção: 64% dos novos postos criados foram para mulheres

No que diz respeito à população feminina, os resultados são ainda mais satisfatórios. Das novas contratações registradas no último mês de janeiro no Estado, 64% correspondem a mulheres. Esse percentual é significativamente maior do que o observado no mesmo período do ano anterior, quando as mulheres ocuparam apenas 6% dos novos postos de trabalho criados no mês. Em números absolutos, Pernambuco teve o maior saldo de empregos formais para mulheres no Nordeste em janeiro de 2024, com 1.462 novas posições preenchidas por elas.

- Continua depois da publicidade -

LEIA TAMBÉM:
Ovo de Páscoa nordestino conquista a internet
Aeroporto Internacional de João Pessoa inaugura ampliação
Nordeste é destaque em ranking de capacidade financeira
Governo Federal vai ajudar oito cidades do Nordeste; entenda

“Os dados do Novo Caged são encorajadores, pois indicam que Pernambuco está gerando mais empregos, especialmente para as mulheres. A criação de empregos é um fator crucial para o desenvolvimento do Estado. O resultado alcançado em janeiro nos assegura que estamos no caminho certo para tornar Pernambuco economicamente mais forte e mais justo para sua população”, comemorou a governadora Raquel Lyra.

De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Amanda Aires, o cenário no estado é propício para a geração de emprego e renda. “Começamos com um saldo positivo no ano passado, que cresceu ao longo dos meses e alcançou posições de destaque no país. Agora, iniciamos 2024 com um saldo que é mais que o dobro do registrado em janeiro de 2023, o que nos traz perspectivas ainda mais otimistas para o restante do ano”, afirmou.

LEIA TAMBÉM:
“Rei do Ovo” vai ampliar a produção no Rio Grande do Norte
Ranking elege os bairros mais valorizados do Nordeste
Nordeste ganhará 38 novos campi de institutos federais

SETORES

O resultado positivo de janeiro no Estado foi puxado pelos setores de Serviços (4.141) e da Construção (1.137). No primeiro ramo, vale destacar o desempenho da categoria classificada como “Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas”, responsável pelo saldo de 1.599 novas contratações. Ainda dentro desta, destacam-se as “atividades administrativas e serviços complementares” e as “atividades profissionais, científicas e técnicas”, que contrataram, respectivamente, 916 e  409 novos funcionários.

NOVO CAGED

O Novo Caged é um método de geração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Projeto vai preservar manuscritos de José Américo de Almeida

Documentos manuscritos do renomado escritor e ex-ministro José Américo de Almeida estão sendo digitalizados por uma equipe de pesquisadores da Fundação Casa de José...