07 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoEnem 2023 aborda ícones do Nordeste de fé, luta e sol

Enem 2023 aborda ícones do Nordeste de fé, luta e sol

Três ícones do Nordeste de fé, luta e sol estão no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorreu neste domingo (5). O famoso pôr do sol da praia do Jacaré, que fica na Grande João Pessoa, a Cavalgada de Sant’Ana, famoso evento que faz parte da festa da padroeira de Caicó e as Ligas Camponesas, movimento de luta por terra que ocorreu nos anos 50 e 60.

Os três assuntos foram temas de questões do primeiro dia de prova do Enem. Muitos paraibanos, caicoenses e nordestinos em geral que conhecem e admiram estes assuntos postaram nas redes sociais as questões e o orgulho dos temas serem abordados nas provas.

- Continua depois da publicidade -

Como é o pôr do sol do Jacaré?

O pôr do sol do Jacaré é uma das atrações mais famosas e emocionantes de João Pessoa, na Paraíba. Trata-se de um espetáculo natural que acontece todos os dias às margens do rio Paraíba, na cidade de Cabedelo, a cerca de 20 minutos da capital. Milhares de pessoas se reúnem na orla da praia ou nos barcos que navegam pelo rio para admirar o sol se pondo no horizonte, criando um cenário deslumbrante de cores e luzes.

Contudo, o que torna esse momento ainda mais especial é a trilha sonora que acompanha o pôr do sol: o saxofonista Jurandy do Sax, que desde 2001 sobe em uma embarcação e toca o Bolero de Ravel, uma música clássica que combina perfeitamente com a atmosfera romântica e mágica do lugar. Às 18h, outro músico executa a Ave Maria, encerrando a apresentação.

O pôr do sol do Jacaré é um dos principais pontos turísticos da Paraíba e atrai visitantes de todo o Brasil e do mundo. Quem vai a João Pessoa não pode deixar de conferir essa atração imperdível e se emocionar com a beleza da natureza e da arte.

Como é a Cavalgada de Sant’Ana?

A cavalgada de Sant’Ana é um evento de fé e tradição na festa da padroeira de Caicó, no Rio Grande do Norte. A princípio, ela acontece no primeiro domingo da festa. O evento ocorre no final de julho, próximo da data da homenageada, dia 26 de julho. A cavalgada reúne centenas de cavaleiros e amazonas que saem do Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel. Ao mesmo tempo, eles percorrem as principais ruas da cidade até a Catedral de Sant’Ana, onde passam embaixo do Arco do Triunfo e recebem a bênção final. Durante o trajeto, eles expressam sua devoção à santa, cantam, rezam e agradecem pelas graças alcançadas.

A cavalgada é uma homenagem dos vaqueiros à padroeira de Caicó, que tem uma forte ligação com a cultura sertaneja.

 

Ligas Camponesas

Outro assunto que caiu na prova foi as Ligas Camponesas. O movimento social defendeu a reforma agrária no Brasil entre as décadas de 1950 e 1960. A princípio, elas surgiram como associações de trabalhadores rurais, principalmente no Nordeste, que sofriam com a exploração dos latifundiários e a falta de direitos. As ligas camponesas organizaram protestos, greves, ocupações de terras e cooperativas, exigindo a distribuição de terras e a melhoria das condições de vida no campo.

As ligas camponesas ganharam apoio de setores da sociedade civil. Ao mesmo tempo, a Igreja Católica e do governo de João Goulart também apoiaram o movimento. Primeiramente, Reformas de Base, incluindo a reforma agrária, entraram na pauta do governo.

Contudo, as ligas camponesas também enfrentaram a forte repressão dos grandes proprietários de terras, da polícia e dos militares, que as consideravam uma ameaça comunista. Com o golpe de 1964, as ligas camponesas foram desmanteladas e seus líderes foram perseguidos, presos ou mortos. As ligas camponesas foram um importante capítulo da história da luta pela terra no Brasil, que teve continuidade com outros movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Capital no Nordeste ganhará teleférico com 6 km de extensão

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, revelou em entrevista ao Portal A TARDE nesta quinta-feira (6) que o projeto de instalação do teleférico que...