11 / 07 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaBahia terá primeira fábrica de lítio da América Latina

Bahia terá primeira fábrica de lítio da América Latina

A Bravo Motor Company Brasil Energy anunciou a instalação da primeira fábrica de lítio da América Latina na Bahia. O anúncio foi feito durante a assinatura de um protocolo de intenções com o Governo do Estado, representado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), na semana passada

A empresa planeja investir R$ 1,27 bilhão na planta, no município de São Sebastião do Passé

A fábrica está projetada para produzir baterias e células de íon de lítio, acumuladores elétricos e cabinets para conversão de corrente contínua. A capacidade de produção instalada está estimada em 2 Gigawatts hora/ano. O projeto prevê a criação de 3,5 mil empregos diretos e 10 mil empregos indiretos.

- Continua depois da publicidade -
Fotos-Marcos-BragaAscomSDE
Fotos-Marcos-BragaAscomSDE

Segundo Eduardo Muñoz, diretor da Bravo, a Bahia foi escolhida devido ao compromisso do governo estadual com a economia verde. “Nossa escolha se baseou em um posicionamento geopolítico estratégico, visando uma unidade industrial que desenvolva uma cadeia de valor desde a mineração até a transformação desses minérios em materiais e, consequentemente, em baterias. Escolhemos o Brasil pela sua liderança regional, a importância da sua economia, que é a oitava do mundo, e o peso dos setores automotivo e de energia renovável. A decisão pela Bahia foi natural após identificar um estado comprometido com essa economia. Com a chegada da BYD e da Bravo, outras empresas virão, formando um HUB de economia verde na América Latina”, afirmou Muñoz.

O que é o Lítio?

Elemento essencial para a fabricação de baterias de longa duração, como as utilizadas em carros elétricos.

Lítio na Bahia

Na região de Itambé, no sudoeste da Bahia existem reservas de alto potencial, constituindo-se na segunda maior área do país com autorização para mineração de lítio no Brasil.

LEIA TAMBÉM:
Destino no Nordeste é a 3ª melhor melhor trilha do mundo
Joia do Nordeste é eleita a melhor opção de viagens no Brasil
Pesquisadores do NE descobrem nova espécie de ave da caatinga
Conheça o bar do Nordeste eleito um dos melhores do mundo

Na regiçao, mais de 46 autorizações de pesquisa já foram solicitadas, perdendo somente para o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. O local, vizinho as áreas de Itambé, tem 102 autorizações.

Lítio no Nordeste

Os pegmatitos que contêm minerais de lítio apresentam comumente diferentes quantidades e tipos de minerais-minério, e são encontrados nas seguintes áreas  no Noreste:

  • Subprovíncia de Solonópole – CE
  • Província Pegmatítica da Borborema – RN / PB
  • Região de Itambé – BA

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos