19 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEsportesPotiguar Italo Ferreira vence etapa do Mundial WSL nas ondas do Tahiti

Potiguar Italo Ferreira vence etapa do Mundial WSL nas ondas do Tahiti

Na crista da onda, os talentos brasileiros brilharam  e um potiguar foi o grande vencedor nos gigantes tubos de 8 a 12 pés em Teahupo’o, desafiando as perigosas águas de quinta-feira na bancada mais temida do mundo.

Italo Ferreira, representante do Rio Grande do Norte, ergueu o troféu do SHISEIDO Tahiti Pro

Na  grande final, Italo Ferreira superou o atual líder do ranking do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT), John John Florence. O surfista havaiano frustrou uma final verde-amarela ao eliminar Gabriel Medina nas semifinais, depois de Medina, tricampeão mundial, ter conquistado todos os recordes do CT 2024, incluindo a segunda nota máxima do ano, no palco dos próximos Jogos Olímpicos de Paris 2024, marcados para julho, nos desafiadores tubos de Teahupo’o.

- Continua depois da publicidade -
 Pódio da Etapa
Pódio da Etapa Foto: @WSL / Matt Dunbar

“Conquistei vitórias em diversos tipos de ondas, mas vencer em tubos era um objetivo que perseguia. Perdi este evento no ano passado devido a uma lesão, mas finalmente alcancei minha vitória aqui, e estou genuinamente feliz. Agradeço a Deus, à minha família e aos amigos. O trabalho está feito aqui, e agora é hora de nos prepararmos para El Salvador, a próxima parada.” declarou o potiguar

Dia final de competição

A vitória de Italo Ferreira no SHISEIDO Tahiti Pro marca seu retorno triunfal após conquistar a primeira medalha de ouro olímpica na história do surfe, nos Jogos de Tóquio 2020, realizados em 2021 no Japão. Sua última vitória em etapas do CT ocorreu em abril do mesmo ano, em Newcastle, Austrália. No ano anterior, ele chegou à final do Surf Ranch Pro, mas foi derrotado pelo australiano Ethan Ewing. Com os 10.000 pontos conquistados no Taiti, Italo avançou da 16ª para a quinta posição no ranking, entrando para o seleto grupo dos cinco melhores que disputarão o título mundial da temporada no Lexus Pipe Pro, no período de 6 a 14 de setembro, em Trestles, Califórnia.

LEIA TAMBEM:
Estado do Nordeste é o que mais vai crescer este ano no país
Escolas inovam com ensino a partir dos sonhos dos alunos
TSE lança concurso com vagas nos nove estados do Nordeste

 

Caminho ao Título da etapa

Esta foi a oitava vitória em doze finais do Italo Ferreira em etapas do CT. Ele começou a quinta-feira despachando o californiano Cole Houshmand por 16,60 a 15,77 pontos, com uma nota 9,00 no melhor tubo que surfou em Teahupo´o em sete participações no Taiti. Yago Dora tinha acabado de vencer fácil o sul-africano Jordy Smith e os dois se encontraram nas quartas de final. O duelo brasileiro foi eletrizante e Italo Ferreira fez a sua melhor apresentação na temporada, somando notas 9,83 e 8,00 de dois tubaços, para vencer com o seu maior somatório no ano, 17,83 a 15,87 pontos.

Depois, não entraram muitas ondas boas na semifinal com o marroquino Ramzi Boukhiam e Italo Ferreira venceu por 13,27 a 8,50 pontos. Ele nunca tinha passado das quartas de final no Taiti, enquanto John John Florence já havia decidido o título em 2016, quando igualmente passou por Gabriel Medina nas semifinais, mas Kelly Slater foi o campeão. Na quinta-feira de mar épico mais uma vez, com altos tubos em Teahupo´o, o havaiano pegou a primeira onda da decisão aos 7 minutos, mas caiu. Já o Italo veio numa bomba e completou um tubo incrível, para largar na frente com nota 8,93.

 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Projeto vai preservar manuscritos de José Américo de Almeida

Documentos manuscritos do renomado escritor e ex-ministro José Américo de Almeida estão sendo digitalizados por uma equipe de pesquisadores da Fundação Casa de José...