O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaPrefeitas paraibanas mostram experiência do ‘Selo Prefeitura Parceira das Mulheres’ na Marcha...

Prefeitas paraibanas mostram experiência do ‘Selo Prefeitura Parceira das Mulheres’ na Marcha dos Municípios

A cidade de Brasília está sendo palco da XXIV Marcha em Defesa dos Municípios. O encontro transformou a capital federal em um grande encontro de gestores públicos trocando experiências e pleitos. E as prefeitas paraibanas não ficaram de fora disso. Elas apresentaram, nesta terça-feira (28), o projeto do Selo Social ‘Prefeitura Parceira das Mulheres’. A iniciativa é da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana (Semdh) e pela Secretaria de Articulação Municipal (Sedam). A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) é parceira nesse projeto.

A apresentação contou com a presença do presidente da Famup, George Coelho, da secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, além da secretária Executiva da Pasta, Cris Almeida.

- Continua depois da publicidade -

De acordo com a prefeita Anna Lorena, “levamos a experiência da Paraíba para apresentar ao Brasil já que tivemos as presenças de prefeitas e prefeitos de todos os estados. O Selo Social ‘Prefeitura Parceira das Mulheres’ por ser um projeto importante, é um case de sucesso paraibano e por isso fizemos a apresentação para que ele possa ser levado a outros estados”, destacou a presidente do Movimento de Mulheres Municipalistas na Paraíba (MMM-PB).

Estímulo

O selo social pretende estimular políticas públicas destinadas à promoção dos direitos das mulheres e equidade de gênero desenvolvidas pelas prefeituras, considerando as potencialidades de cada município. Para isto, as prefeituras devem desenvolver práticas inovadoras e comprometidas com as mulheres em toda sua diversidade, considerando o recorte étnico racial, idade, orientação sexual e identidade de gênero, deficiência e localidade.

As ações destacadas no programa em 2022 na Paraíba integraram o contexto da universalidade das políticas públicas, na perspectiva da igualdade étnico racial para as mulheres, garantidos pelos princípios dos direitos humanos.

Diretrizes

Ao mesmo tempo as diretrizes foram: Saúde integral das Mulheres, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos. Fortalecimento e participação das mulheres nos espaços de poder e decisão. Empreendedorismo, autonomia econômica, desenvolvimento sustentável com igualdade social. Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres. E Promoção e apoio a arte e cultura produzida e desenvolvida pelas mulheres.

Diálogo

Contudo, antes da viagem para Brasília, uma comissão formada pelas prefeitas Anna Lorena, de Monteiro, Maria Rodrigues, de Alagoinha;  e Joyce Renally, de Duas Estradas. E ainda: Talita Lopes, Boa Ventura; Gilene Cândido, Borborema; e Aline Povão, de Cruz do Espírito Santo. Maria da Luz, de Riachão; e Michele Ribeiro, de Pedro Régis também prestigiaram a ação. Além disso, o secretário executivo da Famup, Pedro Dantas, se reuniu com Thaís Mendes, da Confederação Nacional de Municípios (CNM), para discutir os detalhes da apresentação.

 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Inscrições MOVER que conecta profissionais negros ao mercado terminam na próxima segunda-feira (25)

O evento acontece em Fortaleza, que pretende conectar pessoas negras em busca de oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional, é realizado em parceria com...