O Nordeste Está Aqui!

InícioAlessandra“Caminhos das Ararunas” lança Passaporte da trilha de longo curso

“Caminhos das Ararunas” lança Passaporte da trilha de longo curso

A Trilha de Longo Curso “Caminhos das Ararunas” acaba de lançar seu passaporte, na noite do sábado (25), no Município de Araruna, localizado no Curimataú paraibano. A solenidade foi muito prestigiada por diversas autoridades do poder público, trade turístico, voluntários da Trilha e imprensa. Agora, com o passaporte, os caminhantes têm a opção de registrar sua jornada na Trilha.

Após a solenidade de lançamento, os convidados puderam desfrutar de um delicioso coquetel assinado pela empresária do Restaurante Rancho Trevo, Vanessa Gurgel e oferecido pela Prefeitura Municipal de Araruna.

- Continua depois da publicidade -

Segundo o Prefeito de Araruna, Vital da Costa, “Araruna já vem se consolidando como a “Capital Paraibana da Aventura” e a Prefeitura tem dado todo o apoio necessário para que, cada vez mais, a Trilha se consolide e o nosso município receba mais turistas. Entendemos a importância de regionalizarmos o turismo. Por meio do Turismo, é possível captar investidores, gerar emprego e renda e proporcionar a melhoria da qualidade de vida das nossas comunidades. Assim, o turismo na nossa gestão é visto como parte constitutivo de um processo de desenvolvimento sustentável”, complementou Vital.

O passaporte da Trilha de Longo Curso “Caminhos das Ararunas” é um documento bilíngue que contém a identificação do caminhante e informações importantes sobre a Trilha como a fauna e a flora da região, orientações de preservação e conservação, sinalização da trilha com padrão internacional, tabela de grau de dificuldade de cada trecho da Trilha, mapa da Trilha e telefones de emergência.

Dessa forma, com o passaporte em mãos, os caminhantes poderão registrar sua jornada enquanto percorrem os “Caminhos das Ararunas”. No passaporte também há espaços para carimbos de cada um dos oito trechos da Trilha e pode ser usado ​​para registrar o progresso do caminhante que ao, final, se completar todos os trechos, receberá também um certificado.

A iniciativa de criar o passaporte da Trilha é inédita na região e já está chamando a atenção dos turistas de todo o Brasil e até internacionais. Além de promover o turismo nos municípios de Araruna, Cuité, Tacima, Dona Inês e Riachão, a Trilha também tem como objetivo conscientizar os turistas sobre a importância da preservação do meio ambiente e da cultura local.

Os Caminho das Ararunas é uma Trilha de Longo Curso que foi criada em Araruna (PB), como um produto do Fórum de Turismo do Curimataú. A Trilha atravessa vales, cânions, montanhas de 550m de altura, passando por unidades de conservação bem preservadas e por vilas e povoados.

Ao longo do percurso, podem ser encontradas ruínas históricas, sítios arqueológicos, grandes e surpreendentes blocos rochosos como a Pedra da Caveira, a Pedra da Boca, a Pedra do Forno do Coração, a Pedra do Chapéu, a Pedra Olho d´Água dos Índios, a Pedra da Macambira, o Cânion da Serra Verde, o Cânion do Macapá, todos de belezas cênicas indescritíveis. A Trilha tem o formado de serpentina, com cerca de 130 km de extensão, divididos em oito trechos de diferentes graus de dificuldades que podem ser concluídos de acordo com o condicionamento físico do caminhante.

O percurso da Trilha pode ser feito a pé (caminhando), correndo (trail running), de bicicleta ou a cavalo e todos, ao final, se completarem a trilha dentro da sua modalidade, receberão o certificado. Todo o percurso está registrado nos aplicativos eTrilhas e Wikiloc, cujo acesso não depende de internet, e é demarcado com a sinalização padrão, com as pegadas nas cores amarelo e preto, utilizadas nas trilhas que integram a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e que são internacionalmente conhecidas.

De acordo com o gestor da Trilha, Ricardo Câmara, “a ideia de criar a Trilha de Longo Curso “Caminhos das Ararunas” surgiu a partir de expedições entre amigos para conhecer melhor a fauna, a flora, os aspectos históricos e a cultura do município serrano de Araruna. “Quando surgiu a oportunidade de entrar na Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, já estávamos com muita coisa mapeada e foi mais fácil concluir todos os critérios”.

Para participar da Trilha, a partir de Araruna, os interessados podem adquirir o passaporte na Casa da Economia Solidária. O passaporte é gratuito, mas desde que o caminhante comprove que está hospedado em algum dos hotéis e pousadas do município. A iniciativa tem sido bem recebida pelos moradores e empresários locais, que acreditam que a Trilha de Longo Curso “Caminhos das Ararunas” pode impulsionar a economia da região.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Inscrições MOVER que conecta profissionais negros ao mercado terminam na próxima segunda-feira (25)

O evento acontece em Fortaleza, que pretende conectar pessoas negras em busca de oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional, é realizado em parceria com...