19 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaProdução industrial é destaque em Pernambuco em abril

Produção industrial é destaque em Pernambuco em abril

Na passagem de março para abril, a produção da indústria brasileira recuou em cinco e cresceu em 10, das 15 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A constatação está na Pesquisa Indústria Mensal (PIM) Regional, divulgada nesta sexta-feira (14).

Paraná, São Paulo e Pernambuco em destaque do mês

O Paraná liderou o crescimento e a influência industrial, com um aumento de 12,8%. Esse resultado foi impulsionado pelo desempenho dos setores de derivados do petróleo, alimentos e veículos.

- Continua depois da publicidade -

“Este aumento é o mais significativo desde setembro de 2020, quando houve um crescimento de 13,5% durante a recuperação da indústria após os primeiros meses da pandemia de covid-19, graças ao relaxamento das medidas de isolamento social”, explicou Almeida.

Investimentos em Pernambuco: Petrobras, com R$ 6 bilhões a serem destinados à Rnest, lidera a ordem de grandeza entre os empreendimentos que tiveram pedidos de incentivos aprovados/Foto: Petrobras
Investimentos em Pernambuco: Petrobras, com R$ 6 bilhões a serem destinados à Rnest, lidera a ordem de grandeza entre os empreendimentos que tiveram pedidos de incentivos aprovados/Foto: Petrobras

Pernambuco também se destacou com a segunda maior expansão, registrando um crescimento de 12,2% e sendo a terceira maior influência na média nacional. “Esse resultado foi impulsionado pelos setores de veículos automotores e derivados do petróleo”, afirmou o analista.

São Paulo, onde se concentra a maior parte da indústria brasileira, teve a segunda maior influência no crescimento nacional. Com um aumento de 1,9% após dois meses de resultados negativos, o setor industrial paulista atingiu um nível 1,8% superior ao período pré-pandemia (fevereiro de 2020).

O desempenho positivo em abril foi puxado principalmente pelo setor de alimentos, bem como pelas indústrias de derivados do petróleo e veículos.

LEIA TAMBÉM:
IBGE: Paraíba lidera crescimento no Nordeste do Setor de Serviços
Médica do RN improvisa e salva bebê com embalagem de bolo
São João de CG tem recorde de público e a maior quadrilha do mundo
Nordeste dispara 3,2% e é a região que mais cresce no Brasil

Acumulado do ano

No acumulado dos quatro primeiros meses de 2024, a indústria nacional apresenta evolução positiva de 3,5%, com alta em 17 dos 18 locais pesquisados. Os avanços mais acentuados foram no Rio Grande do Norte (24,4%) e em Goiás (11,3%). São Paulo cresceu 4,3%. Apenas o Pará teve recuo (-1,7%).

 

 

 

 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Projeto vai preservar manuscritos de José Américo de Almeida

Documentos manuscritos do renomado escritor e ex-ministro José Américo de Almeida estão sendo digitalizados por uma equipe de pesquisadores da Fundação Casa de José...