05 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoConstruções do Nordeste vencem Prêmio internacional

Construções do Nordeste vencem Prêmio internacional

O Nordeste tem duas construções com reconhecimento mundial e vencedoras de prêmios. Trata-se do Hospital Veterinário Escola da Unileão e o Marco dos Corais. Ao mesmo tempo, esses dois projetos arquitetônicos venceram o prestigiado Prêmio Obra do Ano 2024 da ArchDaily.

 Prêmio Obra do Ano 2024 teve 15 finalistas

Este prêmio destaca, por meio de votação popular, os três mais excelentes projetos arquitetônicos em países de língua portuguesa.

- Continua depois da publicidade -

Em primeiro lugar ficou o Hospital Veterinário Escola da Unileão que fica em Juazeiro do Norte, Ceará.

O equipamento é uma obra com projeto do escritório Lins Arquitetos Associados. Este projeto revolucionário foi meticulosamente planejado e erguido com o propósito de oferecer conforto térmico tanto para os animais quanto para as pessoas que frequentam diariamente o estabelecimento.

Localizado em uma área conhecida por suas elevadas temperaturas e baixa umidade do ar, no Cariri cearense, o projeto adotou uma abordagem inovadora ao optar por uma cobertura sustentada por treliças metálicas curvilíneas, que se assemelham a uma série de ondas, com intervalos estratégicos para permitir a ventilação do ar quente.

ospital-veterinario-escola-unileao-lins-arquitetos-associados
ospital-veterinario-escola-unileao-lins-arquitetos-associados

Conheça mais sobre Hospital Veterinário de Juazeiro do Norte

  • O projeto arquitetônico do Hospital Veterinário Escola da Unileão foi concebido com foco na funcionalidade, eficiência e bem-estar dos animais e das pessoas.
  • Pode incluir características como espaços bem iluminados e ventilados, áreas específicas para cada tipo de serviço oferecido, design que facilita a circulação de pacientes e equipe, e a integração de tecnologia para suporte aos procedimentos veterinários.
  • Além de fornecer cuidados veterinários de qualidade, o hospital contribui significativamente para o avanço da educação na área da medicina veterinária, preparando profissionais altamente qualificados e conscientes da importância do bem-estar animal.
  • Tem um conjunto de cinco coberturas metálicas curvas, com até 12 metros de pé-direito, dá origem à área sombreada de 8 mil metros quadrados que abriga consultórios, laboratórios, centros cirúrgicos e áreas de recuperação para atender animais de pequeno e grande porte.
  • Princípios da arquitetura bioclimática regem este projeto no sertão cearense, região do Semiárido onde os termômetros já ultrapassam facilmente os 35 ºC – índice que, com as ondas de calor, tende a só aumentar.
  • Além de fornecer cuidados veterinários de qualidade, o hospital contribui significativamente para o avanço da educação na área da medicina veterinária, preparando profissionais altamente qualificados e conscientes da importância do bem-estar animal.

Marco de Corais

O Marco dos Corais garantiu uma posição logo atrás do Hospital Veterinário Escola da Unileão. A terceira posição é uma intervenção urbana em uma antiga fábrica de biscoitos em Lisboa, Portugal.

De acordo com Bárbara Braga, a Secretária de Estado do Turismo de Alagoas, este reconhecimento internacional consolida o Marco dos Corais como uma intervenção urbana de significância ímpar. “Com esta obra de grande magnitude para nosso estado, conseguimos realçar a beleza das nossas praias. A princípio, em um espaço que combina modernidade e conforto. Desse modo, tornando-se uma área de lazer essencial. Além disso, o ambiente tem um design mais limpo e em harmonia com a natureza. Dessa forma, também reflete nosso compromisso com a conscientização ambiental”, concluiu a secretária.

Marco dos Corais foto Lucas Meneses
Marco dos Corais foto Lucas Meneses

Conheça mais sobre Marco dos Corais em Alagoas

  1. Localização e Autoria do Projeto:
    • O Marco dos Corais está situado no bairro da Ponta Verde e foi projetado pelo escritório alagoano Angeli Leão.
  2. Inauguração e Reconhecimento:
    • Foi inaugurado em 2022 pelo Governo de Alagoas e desde então se tornou um ponto de referência tanto para os alagoanos quanto para os visitantes.
  3. Características Principais:
    • O espaço oferece uma vista privilegiada do litoral, destacando-se pela sua ampla área de recreação.
  4. Acessibilidade e Disponibilidade:
    • O Marco dos Corais está aberto 24 horas por dia, oferecendo visitação gratuita para todos os interessados.
  5. Infraestrutura Destacada:
    • Conta com uma passarela de alumínio que permite observar a movimentação do mar sob o monumento.
    • Possui um caminho iluminado com luminárias especiais de alumínio e luzes de LED, que oferecem uma visão panorâmica das praias de Alagoas e Pernambuco, integrantes da Costa dos Corais, a maior unidade de conservação ambiental marinha costeira do Brasil.
  6. Elementos de Destaque:
    • Uma instalação com luzes de fibra óptica forma uma rosa dos ventos, indicando os pontos cardeais Norte, Sul, Leste e Oeste a partir da posição do monumento.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Conheça a startup nordestina que ajuda a realizar cirurgias

A startup maranhense Syn Saúde está revolucionando o acesso a cirurgias eletivas no Brasil. Fundada em 2021 por Ana Lemos e Dener Zandonadi, a empresa atua como uma facilitadora, conectando hospitais,...