20 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaFórum no Ceará debate desenvolvimento para microempresas

Fórum no Ceará debate desenvolvimento para microempresas

Os microempreendedores e proprietários de pequenas empresas no Ceará receberam uma notícia promissora. Na tarde desta segunda-feira (5), no Palácio da Abolição, a vice-governadora Jade Romero e o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, convocaram uma reunião com as entidades participantes do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Ceará, com o objetivo de explorar as estratégias de atuação para o ano de 2024.

Ao mesmo tempo, o encontro contou com a participação do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, que delineou o plano do Governo Federal para o setor, com foco no fortalecimento do empreendedorismo regional.

- Continua depois da publicidade -

“No contexto atual, as grandes empresas brasileiras já alcançaram um crescimento significativo e agora competem globalmente, investindo em diversos setores. Essas empresas não dependem mais exclusivamente do mercado nacional; elas também dependem do mercado internacional. Portanto, as microempresas e empresas de pequeno porte possuem um grande potencial para gerar novos empregos no Brasil. É responsabilidade do governo contribuir para garantir o funcionamento desses empreendimentos”, explicou o ministro Márcio França.

MInistro Marcio França em evento no Ceara

LEIA TAMBÉM:
Carnaval de São Paulo tem o Nordeste no tema; saiba mais
Estado do Nordeste dispara exportação de frutas em quase 40%
Por que Fevereiro é a cara do Nordeste?
Nordeste tem 2 cidades entre as mais acolhedoras do Brasil

Propostas para desenvolvimento

Entre as propostas apresentadas durante o evento estão a implementação de um programa de renegociação de dívidas para pessoas jurídicas, seguindo os moldes do Desenrola Brasil. Além disso, está prevista a concessão de linhas de crédito com taxas de juros semelhantes às do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

De acordo com o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, é importante estimular a atividade empreendedora, especialmente para os micro e pequenos empresários, em meio aos desafios constantes do mercado de trabalho. “O Ceará tem demonstrado um compromisso especial com os microempreendedores, e o Fórum da Microempresa é um espaço fundamental para formular e dialogar continuamente com as organizações que atuam nesse segmento, visando apoiar as políticas públicas para os empreendedores cearenses”, afirmou Viana.

Para a vice-governadora Jade Romero, o trabalho realizado a nível federal está em total consonância com as políticas implementadas no Ceará. “Temos fortalecido muito esse setor aqui no estado, especialmente com o Ceará Credi, uma parceria com o BNB que tem se mostrado uma oportunidade especial para a população mais necessitada, especialmente as mulheres em situação de vulnerabilidade. Muitas vezes, essas pessoas só precisam de um estímulo para alcançar novos horizontes em suas vidas”, ressaltou.

LEIA TAMBÉM:
Maior Carnaval do interior do Nordeste terá atrações de peso
Privatização dos Espigões da Orla de Fortaleza promete impulsionar o Turismo
Porto do Itaqui no Maranhão vira hub logístico

Sobre o Fórum

O Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ceará, instituído em 2011, é presidido pela Secretaria do Trabalho (SET) e realiza articulação entre os agentes públicos e privados. Desse modo, estimula o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios no Ceará. Atualmente são 27 instituições participantes, como secretarias e autarquias estaduais, Sebrae, Alece, Aprece, bancos públicos e federações.

REDAÇÃO com Assessoria

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos