06 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioAcontece no NordesteRecife é palco do Encontro Nacional Urban95

Recife é palco do Encontro Nacional Urban95

Reunindo prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos das cidades que integram a Rede Urban95, este evento destaca a importância de priorizar a primeira infância na gestão urbana, por meio de ações concretas em programas e políticas públicas.

Em um ambiente de troca de experiências e consolidação de parcerias, os participantes têm a oportunidade de conhecer de perto os programas e serviços que fazem do Recife uma referência nacional em políticas voltadas para os primeiros anos de vida.

- Continua depois da publicidade -

A abertura contou com a presença do prefeito do Recife, João Campos, no Paço do Frevo

O encontro, realizado em diversos espaços da capital pernambucana, como unidades do Compaz, creches e Praças da Infância, proporciona um ambiente propício para o diálogo e a aprendizagem mútua.

Urban95
Urban95 Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

“Este dia é de extrema importância. Estamos recebendo gestores, prefeitos, vereadores e especialistas de todo o Brasil para discutir a primeira infância e a educação. O Recife se destaca como uma cidade que possui um plano, programas e projetos voltados para os primeiros anos de vida, em diversas áreas. Cuidar das crianças de 0 a 6 anos é investir em um futuro melhor para todos. É gratificante fazer parte dessa rede e receber o Brasil em nossa cidade para discutir este tema”, destacou João Campos.

A agenda do encontro inclui momentos de compartilhamento de experiências e lições aprendidas na construção de políticas públicas para bebês, crianças e cuidadores. Além disso, os participantes têm a oportunidade de conhecer de perto iniciativas como o CRIAR – Centro de Referência da Primeira Infância – e o programa Mãe Coruja Recife, que oferecem atenção integral à gestante, ao parto e aos primeiros anos de vida da criança.

Presente na abertura do evento, o prefeito de Boa Vista, capital de Roraima, Arthur Henrique, ressaltou a importância da troca de experiências entre as gestões municipais voltadas para a primeira infância. “Recife é uma referência no Brasil, assim como Boa Vista. Este encontro é uma oportunidade para compartilharmos nossas experiências e conhecermos as iniciativas recifenses. Juntos, podemos construir um país mais justo e feliz para as crianças”, enfatizou o gestor.

O Recife se destaca como uma das primeiras cidades brasileiras a ter uma Secretaria Executiva para a Primeira Infância e um Plano Municipal específico para esta faixa etária. Além dos programas já mencionados, a cidade tem investido na construção de Praças da Infância e bebetecas, espaços que estimulam o brincar livre, o contato com a natureza e a leitura desde a mais tenra idade.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste tem 3 estados no topo de ranking de investimentos
Porto Digital de Recife seleciona 16 negócios para suporte; saiba mais
Cidade do Nordeste terá entrega feita por drones
Ranking elege as cinco cidades mais sustentáveis do Nordeste

O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, comemorou a oportunidade de sediar o Encontro Nacional Urban95 e compartilhar os projetos e iniciativas desenvolvidos na cidade. “Este evento é uma oportunidade de fortalecer ações voltadas para a primeira infância não apenas no Recife, mas em todo o Brasil. É uma chance de apresentarmos nossos projetos e conhecermos experiências de outras cidades que também valorizam os primeiros anos de vida”, destacou.

Urban95
Urban95 Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Além das cidades que compõem a Rede Urban95, o evento conta com a participação da Fundação Van Leer, idealizadora da iniciativa, do CECIP Centro de Criação de Imagem Popular, realizador da iniciativa no Brasil, e de diversos parceiros técnicos. O Encontro Urban95 é organizado pela Fundação Van Leer em parceria com a prefeitura do Recife e a Agência Recife para Inovação e Estratégias (ARIES), com apoio logístico do CECIP Centro de Criação de Imagem Popular.

LEIA TAMBÉM:
Dois estados do Nordeste no Top 10 de residências equipadas com energia solar no Brasil
Rendeira de Monteiro PB conquista prêmio internacional de Artesanato
Maceió recebe prêmio Top Destino Brasil

O que é a Urban95

  • A Urban95 é uma iniciativa internacional da Fundação Van Leer.
  • Seu objetivo é incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano.
  • Isso abrange estratégias de mobilidade e programas e serviços voltados para essa faixa etária.
  • Gestores públicos e técnicos recebem apoio e capacitação para contribuir com o desenvolvimento integral das crianças.
  • A partir da experiência das cidades, identificam e atuam nos territórios onde os bebês e suas famílias estão, especialmente os mais vulneráveis.
  • A iniciativa visa incorporar as lentes da primeira infância na gestão das cidades.
  • Isso é feito através de ações efetivas que promovem interações positivas, contato com a natureza nos espaços urbanos e proximidade entre serviços.
  • O objetivo final é gerar mudanças duradouras nos cenários que moldam os primeiros anos da vida dos cidadãos.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Viva Usina tem música, literatura e cultura popular neste final de semana

O Viva Usina traz, neste final de semana, um recorte diversificado de multicultural da produção artística da Paraíba. Música, literatura e cultural popular unem...