05 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaRio Grande do Norte está em busca de viabilizar seu Porto Verde

Rio Grande do Norte está em busca de viabilizar seu Porto Verde

Missão potiguar também busca novos mercados e investidores para a produção de frutas no Rio Grande do Norte

Nesta segunda-feira (02), a governadora Fátima Bezerra desembarcou na Espanha com o objetivo de promover encontros com empresas interessadas em investir em setores estratégicos para o Rio Grande do Norte, como a produção de energias renováveis, infraestrutura portuária e agricultura.

- Continua depois da publicidade -

Recentemente, o Rio Grande do Norte implementou o Plano Estadual de Baixo Carbono, uma iniciativa que projeta o estado em um novo patamar econômico, com diversas linhas de financiamento disponíveis para o agronegócio e agricultura familiar.

Foto Sandro Menezes

Após enfrentar dificuldades devido à pandemia, a economia do estado tem demonstrado sinais de recuperação, com a criação de 24 mil novos empregos com carteira assinada no ano passado. A expectativa é que esse desempenho positivo se mantenha em 2023, com uma previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,3%, o terceiro maior entre os estados brasileiros e o primeiro na região Nordeste.

Além disso, o Rio Grande do Norte se destaca no setor industrial, registrando um crescimento de 16,5% em junho de 2023 em comparação com o mesmo mês do ano anterior, de acordo com dados do IBGE.

A Petrobras aguarda a autorização do Ibama para iniciar os trabalhos de prospecção e exploração de petróleo e gás na Bacia Potiguar. A estatal planeja investir 3 bilhões de dólares nos próximos cinco anos nessa região, do RN ao Amapá, o que representa um novo ciclo de desenvolvimento econômico para o Rio Grande do Norte.

LEIA TAMBÉM:
A ponte dos sonhos: obra que ligará Cabedelo a Lucena vai sair do papel
Estado do Nordeste impressiona e dispara atividade industrial em 50%
O dia em que Jorge Amado inspirou o Paralamas a compor um clássico da música brasileira
Conheça a Serra da Barriga, símbolo do Brasil colonial no coração do Nordeste

A governadora Fátima Bezerra enfatizou a importância desse investimento para a economia local, destacando os benefícios em termos de emprego, renda e receitas tributárias tanto para o estado quanto para os municípios.

Hidrogênio Verde

Na quarta-feira (04), a delegação do RN fará uma visita à sede da Iberdrola, onde haverá apresentação das usinas de produção de hidrogênio e amônia verde. A Iberdrola tem mais de 60 projetos de produção de hidrogênio verde em oito países, incluindo Brasil, Espanha e Estados Unidos. Ao contrário do carvão e do petróleo, o hidrogênio é uma fonte de energia limpa que só emite vapor de água e não deixa resíduos no ar.

No mesmo dia a governadora visita a fábrica de eletrolizadores da Nordex, na cidade de Puertollano, onde também está localizada a maior usina de hidrogênio verde para uso industrial da Europa, operada pela Iberdrola, e assina Memorando de Entendimento (MoU) para o desenvolvimento cadeia industrial de hidrogênio de baixo carbono no Rio Grande do Norte.

Na quinta-feira (05), a delegação potiguar terá encontro com empresários e investidores espanhóis quando será apresentado o potencial do RN no setor de geração de energias renováveis, que inclui o Porto-Indústria Verde e a produção de hidrogênio verde.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Viva Usina tem música, literatura e cultura popular neste final de semana

O Viva Usina traz, neste final de semana, um recorte diversificado de multicultural da produção artística da Paraíba. Música, literatura e cultural popular unem...