20 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaRio Grande do Norte firma iniciativa de instituição do Marco do Hidrogênio...

Rio Grande do Norte firma iniciativa de instituição do Marco do Hidrogênio Verde

Ontem, a governadora Fátima Bezerra oficializou a assinatura do projeto de Lei que estabelece o Marco Legal do Hidrogênio Verde e da Indústria Verde no estado do Rio Grande do Norte. A cerimônia ocorreu no auditório da Governadoria e contou com a presença de diversas autoridades políticas, acadêmicos de universidades, empresários e representantes de entidades diversas.

O projeto será encaminhado imediatamente para análise da Assembleia Legislativa. Esse marco legal representa uma estrutura normativa que visa proporcionar segurança jurídica e estimular o crescimento da produção e do mercado relacionados à indústria verde. Com esta ação, o Rio Grande do Norte se destaca ao ser o pioneiro na criação de um marco desse tipo.

- Continua depois da publicidade -

Para a governadora Fátima Bezerra, este momento é histórico para o estado.

“É um momento de grande alegria. É necessário destacar o empenho do governo, em colaboração com a universidade, a federação das indústrias e as empresas da iniciativa privada, que apresentam hoje este projeto. Um marco para o Rio Grande do Norte. Um projeto consistente, robusto e alinhado ao potencial extraordinário que nosso estado possui na área das energias renováveis”, destacou a governadora.

Fátima Bezerra ressaltou também que o Rio Grande do Norte já lidera nacionalmente a produção de energia eólica, o que contribui para que agora se torne protagonista no novo cenário da transição energética. “O combustível do futuro dialoga com esta necessidade imperiosa no contexto da crise climática em que vivemos”, acrescentou.

Jaime Calado, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, enfatizou a importância de criar um espaço que absorva o mercado em expansão.

“O volume de investimentos será tão grande que em pouco tempo teremos um excesso deste tipo de energia. E aí vamos precisar do consumo. Vamos aproveitar para gerar mais empregos com este polo, como por exemplo no porto-indústria verde”, afirmou Calado.

LEIA TAMBÉM:
Ranking elege cidades do Nordeste entre as que mais tem traições no Brasil
O que a desoneração da folha de pagamento muda na sua vida?
O que você não pode deixar de comer quando for ao Nordeste?

O professor Mario Gonzales, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apresentou brevemente o Programa Norte-Rio-Grandense de Hidrogênio Verde e da Indústria Verde, destacando dados que comprovam a vocação do Brasil para este tipo de matriz energética e a posição privilegiada do Rio Grande do Norte nesse contexto.

Hidrogênio Verde

O hidrogênio verde é obtido por meio da eletrólise da água, um processo que não gera emissões de gás carbônico, contribuindo para a preservação da camada de ozônio. Esse método separa hidrogênio e oxigênio da água através de corrente elétrica, obtida por fontes limpas como a energia eólica.

Considerado a principal alternativa para enfrentar a crise climática, o hidrogênio verde surge como substituto viável para o petróleo, gás e outras fontes utilizadas por indústrias, como as do setor siderúrgico, de fertilizantes e de combustíveis.

LEIA TAMBÉM:
Maior cidade do Nordeste fará investimento milionário em 690 ruas
VÍDEO: Por que o NORDESTE é a MECA do HIDROGENIO VERDE no mundo?
Réveillon no Nordeste! Como serão as principais festas de ano novo da região

Além da regulamentação, a governadora também formalizou um protocolo de intenções de investimento com a empresa CPFL Energia, uma das treze empresas interessadas no projeto. A solenidade contou ainda com a presença do deputado federal Fernando Mineiro, os deputados estaduais George Soares, Francisco do PT, Neilton Diógenes, a promotora Raquel Germano representando o Ministério Público, o reitor da UFRN José Daniel Diniz, o superintendente do Banco do Nordeste Jeová Lins, a presidente da Potigás Marina Melo, o secretário de Infraestrutura Gustavo Coelho, o superintendente do Idema Werner Farkatt, o coordenador de Desenvolvimento Energético Hugo Fonseca, a secretária executiva da Sefaz Jane Carmem, entre outros.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Projeto vai preservar manuscritos de José Américo de Almeida

Documentos manuscritos do renomado escritor e ex-ministro José Américo de Almeida estão sendo digitalizados por uma equipe de pesquisadores da Fundação Casa de José...