04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaSetor de Serviços impulsiona novos pequenos negócios na Paraíba

Setor de Serviços impulsiona novos pequenos negócios na Paraíba

Em 2023, a Paraíba registrou um aumento significativo de 47.907 novos empreendimentos formais, conforme revelado por um relatório técnico elaborado pelo Sebrae, englobando dados de microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). O setor de serviços emergiu como o protagonista nesse cenário, contribuindo com 53,6% das novas empresas estabelecidas no estado durante o ano passado.

Analizando os dados por porte, o estudo do Sebrae aponta que, dos quase 48 mil novos negócios criados na Paraíba em 2023, a maioria, representada por 38.247, são MEIs. Em seguida, as microempresas totalizaram 8.336 novos registros, enquanto as empresas de pequeno porte somaram 1.324.

- Continua depois da publicidade -

Quanto à distribuição por setores econômicos, o segmento de serviços liderou a abertura de novos empreendimentos, com 25.708 registros. O comércio também apresentou um incremento significativo, com 15.365 novas empresas, seguido pela indústria, com 3.633 estabelecimentos abertos. Além disso, a construção civil registrou 2.937 novos negócios, enquanto a agropecuária encerrou o ano com 264 empreendimentos inaugurados.

A gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa, destacou que esses números refletem duas tendências distintas do mercado, especialmente no setor de serviços. Enquanto os negócios tradicionais, como salões de beleza e pequenos restaurantes, lideraram as aberturas, houve um crescimento expressivo em serviços voltados para outras empresas, como logística e suporte administrativo.

Costa também previu que essa tendência continuará em 2024, com a migração de novos negócios para logística e suprimentos, impulsionados pelo crescimento do comércio eletrônico e pela expansão de novos centros de distribuição na região.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste comanda ranking CVC dos destinos mais procurados para as férias de julho

A operadora reforça a operação de voos exclusivos e bloqueios para algumas das cidades mais procuradas para o período, tanto em destinos nacionais quanto...