O futebol do Nordeste viveu uma grande noite de emoções na Série B 2023. Enquanto o Vitória comemorava o título inédito e a volta à primeira divisão, o Sport também secava os adversários para manter viva a chance do acesso.
O Vitória não entrou em campo na noite desta terça-feira (14), mas foi o grande protagonista da rodada. O time baiano garantiu o título da Série B 2023 com o empate do Criciúma com o Guarani, por 1 a 1, em Campinas. Com 69 pontos, o Rubro-Negro abriu oito pontos de vantagem para o vice-líder e não pode mais ser alcançado por nenhum adversário.
O feito é histórico para o clube, que conquistou o primeiro título nacional de sua história e retornou à elite do futebol brasileiro após cinco anos. Além da glória, o Vitória também faturou uma premiação de R$ 2,5 milhões e a vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2024.
O Vitória ainda tem dois jogos pela frente na Série B, mas apenas para cumprir tabela. No sábado, 18, às 17h, o time recebe o Sport no Barradão, pela 37ª rodada. Na semana seguinte, também às 17h de sábado, 25, o Leão encerra a participação na Série B contra o Chapecoense na Arena Condá, em Santa Catarina.
Sport não depende somente de si
Se o Vitória celebrou o título, o Sport ainda tenta esquecer o tropeço da última rodada. O time pernambucano empatou sem gols com o Atlético-GO na Ilha do Retiro na última sexta-feira e viu o acesso à Série A ficar mais distante. Contudo, mesmo na quinta posição o Leão tem 60 pontos, um a menos dos três colocados de cima.
Contudo, para voltar à primeira divisão em 2024, o Sport vai ter que vencer. São dois jogos que restam. E além disso, torcer por um tropeço de um dos três times que estão à sua frente: Atlético-GO, Criciúma e Juventude. O Leão enfrenta o campeão Vitória no Barradão, em Salvador, e o Sampaio Corrêa, na Ilha do Retiro.
LEIA TAMBÉM:
– A disputa centenária que pode mudar o mapa do Nordeste
– Amazon anuncia parque eólico no Nordeste; saiba onde
– OLHA O FERIADO! Saiba quais e quantos dias você terá em 2024
O Sport terá um confronto direto com o Vitória no sábado, 18, às 17h, no Barradão. O Sport precisa vencer para seguir na briga pelo acesso e torcer por um tropeço de um dos seus concorrentes.
Na última rodada, o Sport recebe o Sampaio Corrêa. O jogo é sábado, 25, às 17h, na Ilha do Retiro. O time maranhense luta para não ser rebaixado para a Série C. Definitivamente, só veremos as duas últimas rodadas tranquilas para o rubro-negro baiano.