23 / 06 / 2024

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ATENÇÃO NORDESTE! Companhias aéreas anunciam plano com passagens a R$ 799 em 2024

Medida integra plano do governo e empresas para baratear bilhetes

As principais empresas aéreas do Brasil, a Azul, Gol e Latam, divulgaram hoje, em Brasília, a oferta de passagens para o ano de 2024, com valores variando entre R$ 699 e R$ 799 por trecho. Juntas, planejam disponibilizar mais de 25 milhões de bilhetes aéreos.

Esta iniciativa faz parte da fase inicial do Programa de Universalização do Transporte Aéreo, apresentado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ao lado dos dirigentes das três companhias. O programa visa a redução dos preços das passagens e a diminuição dos custos operacionais no país até 2024.

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Outras medidas propostas pelas empresas incluem preços mais acessíveis para passagens adquiridas com pelo menos 14 dias de antecedência, a inclusão de serviços de remarcação sem cobrança adicional, tarifas mais econômicas para compras realizadas em dias específicos da semana, aumento na oferta de voos, expansão da frota aérea, gratuidade no despacho de bagagens e marcação de assentos para compras de última hora, além do aumento na disponibilidade de assentos.

O ministro acredita que tais medidas contribuirão para tornar os voos domésticos mais acessíveis aos passageiros, destacando que essas ações representam um esforço conjunto entre o governo federal e as companhias aéreas. Silvio Costa Filho ressalta a importância do diálogo contínuo entre o governo e as empresas, salientando que o governo atua por meio de sensibilização, uma vez que as companhias são entidades privadas e o livre comércio é um princípio fundamental.

foto Tiago Rego Agência Brasil
foto Tiago Rego Agência Brasil

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Preço médio

Os preços dos bilhetes aéreos com tarifas máximas, de R$ 699 e R$ 799 por trecho, ficaram, no entanto, acima da tarifa aérea real média em voos domésticos, divulgada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No último levantamento da agência reguladora, em setembro de 2023, o preço médio chegou a R$ 748, o maior do ano. O painel da Anac apresenta os dados das tarifas aéreas comercializadas desde 2002.

Questionado sobre como as tarifas anunciadas pelas companhias acima do recorde apurado pela Anac tornariam as passagens mais baratas, o ministro de Portos e Aeroportos entende que, ainda assim, a população poderá ser beneficiada. “A gente está perseguindo esse valor para que possa haver uma redução, mas sem dúvida alguma, a gente vai ter, sobretudo, comprando com antecedência, passagens mais baratas, nessa agenda que a gente tem trabalhado,” avalia o ministro.

Planos das companhias aéreas
As propostas das três companhias aéreas serão válidas a partir de 2024. Confira as principais medidas anunciadas.

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Azul

• oferta de 10 milhões de passagens por até R$ 799 por trecho, por ano, para compras com antecedência de até 14 dias;

• Marcação de assento e bagagem despachada gratuitamente para compras realizadas de última hora;

O CEO da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, John Rodgerson, esclarece que um terço dos assentos dos voos da companhia estarão nesta condição. “Estamos animados para fazer esta contribuição como primeiro passo, antes de ter uma saída com a judicialização ou do combustível, outras coisas, porque a gente acredita no mercado livre, que se atacarmos o custo de juros neste país, se atacarmos o preço do combustível, a tarifa média, naturalmente, vai cair”.

Gol

• 15 milhões de passagens por até R$ 699 por trecho para compras com antecedência mínima de 14 dias;

• promoção com voos de R$ 600 a R$ 800, nas compras realizadas com 21 dias de antecedência da data do voo;

• despacho gratuito da bagagem para o passageiro que comprar o bilhete de última hora;

• tarifas de assistência emergencial com desconto de até 80% na tarifa disponível, quando ocorrer o falecimento de um familiar direto.

“A gente está aqui, justamente, para passar essa percepção, firmar compromissos para que a gente possa criar essa agenda positiva, para que a população brasileira saiba que tem um setor que quer, de fato, crescer, estar de portas abertas e dar acesso”, disse o CEO da Gol, Celso Ferrer.

Latam

• campanhas publicitárias para ensinar os consumidores sobre como comprar passagens aéreas mais baratas, com planejamento;

• promoção com um destino semanal com tarifa abaixo de R$ 199;

• atualização do programa de fidelidade, que deixa de ter validade para uso das milhagens;

• aumento da oferta em 3 milhões assentos, com a média de 10 mil assentos diários nos voos da companhia.

O CEO da LATAM Airlines Brasil, Jerome Cadier, anunciou ainda que no programa de milhas da companhia aérea os pontos não expirarão em dois anos. “Nossos pontos não irão caducar a partir de 2024, desde que usados com a LATAM”.

Ele ainda enfatizou a necessidade de haver um trabalho educativo com passageiros no Brasil sobre compras de passagens antecipadas, pois, 6% dos bilhetes custam mais de R$2 mil porque, na maioria das vezes, as passagens são compradas a menos de 10 dias do dia de embarque.

“Precisamos fazer um esforço coletivo, que o povo brasileiro possa tentar comprar as passagens com mais antecedência, porque quanto mais planejamento, previsibilidade, eles vão comprar passagens mais baratas no Brasil”, afirmou.

 

REDAÇÃO com Agência Brasil

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