06 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioTurismoChocolate da Bahia faz sucesso e impulsiona negócios na Europa

Chocolate da Bahia faz sucesso e impulsiona negócios na Europa

Representantes do Governo da Bahia e produtores do estado marcaram presença no Festival Internacional do Chocolate e Cacau, realizado no Wow Porto em Vila Nova de Gaia, Portugal, até o último domingo (22). Durante quatro dias, os empresários tiveram a oportunidade de promover e vender marcas de chocolates baianos em competição com fabricantes de diversos países, como Equador, Holanda, Estados Unidos e Noruega. Além disso, a cidade, situada na região do Porto, viu a inauguração da Casa Brasiliana, um espaço dedicado a produtos originários da Bahia e do Brasil, que também promoverá experiências turísticas.

O empresário baiano Marco Lessa, estabelecido em Portugal e idealizador da Casa Brasiliana, enfatizou que o espaço visa impulsionar os negócios dos produtores brasileiros, destacando a Bahia como um grande destaque.

- Continua depois da publicidade -

Thiago Fernandes, diretor do Consórcio Cabruca de Chocolates Finos do Sul da Bahia e coordenador geral do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul, apoiado pelo Governo do Estado, comemorou: “Trabalhamos com cerca de 200 associações, cooperativas e grupos familiares, em 26 cidades do sul da Bahia. Internacionalizar os nossos produtos, que já foram bem aceitos no evento de Portugal, vai gerar mais renda para esses grupos, além de divulgar a cultura da nossa Costa do Cacau”.

Gerson Marques, CEO da marca de chocolate Yrerê, no sul da Bahia, ressaltou:

“A Bahia se destaca como grande produtora de cacau fino e chocolate de alta qualidade no mercado mundial. Estamos em busca de negócios, mas também estamos aqui para ganhar conhecimento, observando qualidade, aspectos sensoriais, embalagens, estratégias comerciais e abordagens”.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste é a região que mais cresce no Brasil e vai expandir com turismo e energia limpa
Estado do Nordeste produz um terço da energia eólica do país
A saga de uma nordestina aprovada em 5 universidades dos EUA
Nordestino se emociona ao ver sua arte no maior museu do mundo

Para o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar

“iniciar na conquista do mercado europeu a partir de Portugal é uma tarefa crucial, pois a cadeia produtiva do cacau beneficia a preservação da Mata Atlântica e diversos setores econômicos baianos, incluindo o turismo. Temos na Estrada do Chocolate, em Ilhéus, uma experiência única, que será promovida na Casa Brasiliana, visando atrair visitantes estrangeiros”.

A comitiva baiana seguirá nesta segunda-feira (23) para a Bélgica e a França, onde participará de outros eventos do setor de chocolates.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Viva Usina tem música, literatura e cultura popular neste final de semana

O Viva Usina traz, neste final de semana, um recorte diversificado de multicultural da produção artística da Paraíba. Música, literatura e cultural popular unem...