20 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaComplexo Eólico na Bahia atenderá quase 1 milhão de consumidores

Complexo Eólico na Bahia atenderá quase 1 milhão de consumidores

A empresa Pan American Energy está finalizando a construção de seu primeiro complexo eólico no Brasil, localizado na região central da Bahia. Com presença consolidada em países como Argentina, México, Bolívia, Uruguai e Paraguai, a empresa alcançou neste mês uma estruturação financeira de R$ 1,1 bilhão junto ao BNDES e ao Banco do Nordeste (BNB) para o Complexo Eólico Novo Horizonte.

O Complexo, composto por 10 parques, terá capacidade para abastecer quase um milhão de habitantes. A estrutura de financiamento inovadora, baseada em contratos a médio prazo, foi fundamentada em uma política de comercialização de energia diferenciada no mercado brasileiro. O Santander Brasil desempenhou o papel de assessor financeiro do projeto, facilitando a captação de financiamento de longo prazo e liderando a estruturação do sindicato de bancos comerciais em colaboração com Bradesco e Banco do Brasil.

- Continua depois da publicidade -

Como uma empresa global de energia, a Pan American Energy busca se destacar no desenvolvimento energético da região, comprometendo-se com a inovação, a transição energética e o fornecimento de energia sustentável e acessível.

LEIA TAMBÉM:
Casal nordestino inova e faz Chá Revelação com cuscuz
Explore a Paraíba! Destino perfeito para o Verão, do litoral ao interior
A importância do Verão para o Nordeste; entenda

Ricardo Lee, responsável pela transação na área de Project Finance do Santander Brasil, destaca a flexibilidade proporcionada pela política de comercialização negociada como um diferencial estratégico para a empresa.

Enrique Lusso, vice-presidente de Desenvolvimentos Internacionais da Pan American Energy no Brasil, ressalta: “O Brasil tem grande potencial em fontes de energia sustentável e podemos contribuir, com nossa expertise e investimentos, para a transição energética no país.”

LEIA TAMBÉM:
Cidade do Nordeste tem lançamento de carro voador
Globo vai gravar sua próxima novela no interior do Nordeste
Nordeste tem 4 destinos entre os mais buscados no fim de ano

O diretor-geral da empresa, Alejandro Catalano, informa que o empreendimento, já com 80% das obras concluídas, tem previsão de iniciar a operação durante o primeiro trimestre de 2024. No auge das obras, mais de 2.600 postos de trabalho foram gerados. O projeto inclui 94 aerogeradores, uma linha de transmissão dedicada de 80 quilômetros, uma subestação de 500 KV, além da construção e melhoria dos acessos logísticos. O Complexo Novo Horizonte, com capacidade instalada de 423 MW, tem o objetivo de gerar mais de 2.000 GWh anualmente, contribuindo para ampliar a oferta de energia limpa e renovável no Brasil.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Lula convoca reunião com governadores do Nordeste

Nesta quinta-feira (20), Fortaleza se torna o palco de um importante encontro político. O presidente Lula, está no Ceará para anunciar investimentos significativos nas...