28 / 02 / 2024
InícioCotidianoEnem dos Concursos: como serão as provas

Enem dos Concursos: como serão as provas

Após a escolha do candidato em relação ao campo de conhecimento para o qual irá concorrer, dentre os oito editais disponíveis, e a definição da ordem de preferência das vagas, feita durante o processo de inscrição, torna-se essencial compreender a estrutura das etapas e provas do concurso.

Para os cargos de nível superior, o processo seletivo consiste em até três fases, dependendo do cargo selecionado. Entretanto, todos os sete editais compartilham características comuns. A primeira fase engloba a prova objetiva, composta por 70 questões de múltipla escolha, e a prova discursiva, que pode abordar tanto questões de conhecimento geral quanto específico.

- Continua depois da publicidade -

Em todos os sete campos de conhecimento, a prova de conhecimentos gerais consistirá em 20 questões, abrangendo temas como políticas públicas, democracia e cidadania, Constituição Federal, Programa Nacional de Direitos Humanos, valores éticos do serviço público, diversidade e inclusão, administração e finanças públicas.

As 50 questões de conhecimentos específicos cobrarão conteúdos conforme o edital, mas cada uma das sete provas é subdividida em cinco blocos temáticos de conteúdo, correspondendo a cada edital, independentemente do cargo. O peso de cada parte da prova varia para cada especialidade, resultando em notas distintas para cada cargo concorrido.

A prova discursiva será corrigida para os candidatos que alcançarem a pontuação mínima de 40% de acertos na prova objetiva, dentro de um número correspondente a nove vezes o número de vagas para cada cargo. Por exemplo, para o cargo de analista técnico-administrativo da Advocacia-Geral da União (AGU), com 90 vagas, até 810 provas discursivas podem ser corrigidas.

LEIA TAMBÉM:
A saga de Whindersson para construir um teatro onde nasceu
Nordeste ganha novo Parque Eólico de Gigante Holandesa
Como é o feriado de carnaval nas cidades do Nordeste?

A segunda etapa, quando aplicável, consiste na prova de títulos, que possui caráter apenas classificatório e exige a apresentação de comprovantes de conclusão de mestrado e doutorado, entre outros. A terceira etapa, também conforme o edital, é o curso de formação, com caráter classificatório e eliminatório, destinado a capacitar os candidatos nas funções do cargo.

No caso do edital oito, que contempla cargos de nível médio e técnico, a primeira etapa compreende uma prova objetiva e uma redação. A prova consistirá em 60 questões de múltipla escolha nas áreas de língua portuguesa, noções de direito, matemática e realidade brasileira. A segunda etapa, referente à prova de títulos, levará em consideração o tempo de serviço na área específica do cargo pretendido.

Segundo a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Ester Dweck, o formato da prova foi desenvolvido para selecionar candidatos que estejam familiarizados com a realidade do país.

“Com isso, podemos elaborar uma prova que não apenas avalie a capacidade analítica, de resposta e interpretação de texto dos candidatos. Estamos medindo uma série de habilidades, mas também avaliando o conhecimento na área específica de formação do candidato”.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste registra chuvas acima da média e beneficia setores
Cidade do Nordeste se destaca na cena gastronômica mundial
Cidades do Nordeste têm a cesta básica mais barata do Brasil
Estado do Nordeste é o 1º do Brasil em vendas no comércio

As provas do Concurso Nacional Unificado serão realizadas em dois turnos. Pela manhã, os candidatos farão as provas objetivas de conhecimentos gerais e a discursiva, nos casos dos editais de 1 a 7, com duração de duas horas e meia. As provas objetivas de conhecimentos específicos terão duração de três horas e meia e serão aplicadas à tarde.

Para o edital 8, os candidatos serão avaliados pela manhã com a prova objetiva de língua portuguesa e redação, com duração de duas horas e meia. À tarde, realizarão as provas objetivas de noções de direito, matemática e realidade brasileira, totalizando um tempo de três horas.

Todas as informações sobre o concurso podem ser conferidas no portal gov.br/concursonacional.

REDAÇÃO com Agência Brasil

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Recife vai sediar os circuitos Brasileiro e Mundial de Vôlei de Praia

O Recife, conhecido também como uma capital dos esportes, será o palco de dois grandes eventos de vôlei de praia neste mês de março,...