21 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaDesempenho do setor de Serviços no Maranhão se destaca no Nordeste

Desempenho do setor de Serviços no Maranhão se destaca no Nordeste

O estado do Maranhão demonstrou um sólido desempenho no setor de serviços, como revelado pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Comparando setembro com o mês anterior, o Maranhão registrou uma variação positiva de 1,3% no volume de serviços, superando a média nacional que apresentou -0,3%. Esse resultado coloca o Maranhão como o terceiro estado do Nordeste com maior crescimento nos serviços, ficando atrás apenas do Piauí (2,9%) e do Ceará (1,9%).

O secretário de Estado da Indústria e Comércio, Júnior Marreca, destacou que esse desempenho positivo é reflexo da política de atração de investimentos e desenvolvimento do Maranhão, unindo o capital privado à estrutura pública garantida pelo governo.

- Continua depois da publicidade -
Setor de Serviço
Setor de Serviço

O crescimento no volume de serviços também é evidente quando comparado ao mesmo período do ano anterior, com o Maranhão apresentando uma variação de 3,3%, enquanto a média nacional registrou -1,2%. Nos últimos 12 meses, o estado registrou um crescimento de 9,2% no volume de serviços, superando a média nacional de 4,4%. No acumulado do ano, a variação foi de 9,4% no estado, enquanto a média nacional foi de 3,4%.

Variação no Volume de Serviços – Comparativo Anual:

PeríodoMaranhão (%)Média Nacional (%)
Últimos 12 Meses9,24,4
Acumulado do Ano9,43,4

 

LEIA TAMBÉM:
A disputa centenária que pode mudar o mapa do Nordeste
Amazon anuncia parque eólico no Nordeste; saiba onde
OLHA O FERIADO! Saiba quais e quantos dias você terá em 2024
Capital do Nordeste pode mudar de nome em breve
Nordeste lidera novas rotas com 62 voos só na alta temporada

A análise positiva estende-se à receita nominal gerada pelos serviços no Maranhão. Segundo a PMS, o estado apresentou um crescimento de 2% em relação a agosto e 7,6% em comparação com setembro do ano passado. No acumulado do ano, a variação é de 11,6%, superando a média nacional de 7,3%. Nos últimos 12 meses, o crescimento da receita atingiu 12,5%, novamente superando a média nacional de 8,7%.

Variação na Receita Nominal Gerada pelos Serviços – Maranhão:

PeríodoVariação (%)
Mês Atual vs. Mês Anterior2,0
Ano Atual vs. Ano Anterior11,6
Últimos 12 Meses12,5

 

Esses indicadores refletem não apenas um crescimento consistente no setor de serviços no Maranhão, mas também uma contribuição significativa para a economia e o desenvolvimento sustentável do estado.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Hoje é o Dia Mundial do Skate: nomes, pistas e destaques do Nordeste

Na próxima sexta-feira, dia 21 de junho, será o Dia Mundial do Skate, e o Nordeste do Brasil, uma região conhecida por suas belas...