22 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaEmbaixadora da União Europeia no Brasil conhece instalações da ZPE e área...

Embaixadora da União Europeia no Brasil conhece instalações da ZPE e área portuária do Piauí

Na quinta-feira (28), a embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, realizou uma visita às instalações da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e ao Porto Piauí. Acompanhada pela equipe da Investe Piauí, agência responsável pela atração de investimentos estratégicos do estado, Schuegraf explorou pessoalmente o local onde será implantado o futuro projeto de Hidrogênio Verde da Green Energy Park, planejando posteriormente informar à União Europeia sobre o andamento desse empreendimento crucial.

O governador Rafael Fonteles recebeu a embaixadora no Palácio de Karnak, destacando a importância da cooperação entre o Piauí e a Europa nos próximos anos.

Segundo o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, a União Europeia demonstra interesse em contribuir para o desenvolvimento do estado, o que pode resultar na criação de empregos e na produção de tecnologia local. “A embaixadora demonstrou um interesse especial em explorar a cidade e facilitar as relações comerciais entre o Piauí e a UE”, enfatiza Victor. “Esses encontros são fundamentais, especialmente considerando que a Europa desempenhará um papel crucial na recepção do Hidrogênio Verde produzido em Parnaíba”.

- Continua depois da publicidade -

A Green Energy Park está avançando com o desenvolvimento de uma instalação de produção de Hidrogênio Verde e seus derivados, com capacidade de 10,8 GW no Piauí, representando um dos maiores projetos do mundo nesse segmento. Este projeto está incluído na iniciativa de investimento Global Gateway da Comissão da União Europeia, que destinou 2 bilhões de euros para investimentos no Brasil.

A inclusão do projeto no âmbito do Global Gateway foi anunciada em 20 de novembro de 2023, pela Presidente Ursula Von der Leyen durante a Semana Europeia do Hidrogênio Verde em Bruxelas, Bélgica. Na ocasião, a presidente afirmou que o projeto piauiense é um dos maiores do mundo em H2V. “Faz parte de um investimento global de 2 bilhões de euros na cadeia do hidrogênio no Brasil, o que irá gerar empregos locais e cadeias de valor no Brasil”, anunciou.

LEIA TAMBÉM:
Aeroporto do Nordeste é eleito o segundo melhor do mundo
Nova Fábrica da BYD na Bahia já movimenta mercado imobiliário local
Paraíba é o 2º do estado do Brasil em solidez fiscal

A unidade de produção de hidrogênio e amônia em escala mundial foi inaugurada pelo vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, na qualidade de ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, e pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles, no dia 15 de dezembro de 2023, em Parnaíba.

Sobre o Parque de Energia Verde

  • Green Energy Park Global: Uma franquia de energia renovável verticalmente integrada, que visa compartilhar know-how, tecnologias, experiências e melhores práticas entre seus membros globais.
  • Foco em Tecnologia de Hidrogênio: Prioriza a aplicação de tecnologia de hidrogênio e seus derivados como a fonte de energia renovável preferida.
  • Objetivo Principal: Desenvolver, financiar, construir e operar instalações de energia renovável sob uma marca comum, visando tornar o hidrogênio verde de baixo custo o impulsionador da transição energética justa em escala global.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

CCJ do Senado aprova projeto de lei que libera cassino e bingo no país

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (19), por 14 votos a 12, o relatório sobre um projeto de...