O Nordeste Está Aqui!

InícioCidadesAracajuAcarajé gigante viraliza e vai parar na TV Globo; entenda

Acarajé gigante viraliza e vai parar na TV Globo; entenda

Você já imaginou comer um acarajé do tamanho de um prato? Essa é a proposta de Ana Ercília Silva, 55 anos, que vende a iguaria baiana em uma praça no bairro de Farolândia, em Aracaju (SE). A princípio, o seu acarajé gigante pode pesar até 3kg. Essa iguaria bombou nas redes sociais e fez as vendas do seu negócio dispararem.

Ana começou a empreender há cerca de 20 anos, depois de ser demitida do emprego como vendedora da rede da lojas de departamento Mesbla. Ela começou com a Acarajé,  em uma praça de Aracaju (SE), com uma barraca e equipamentos emprestados. Desde então, ela se dedica ao Acarajé da Ana e Hamburgueria, que conta com uma clientela fiel e satisfeita.

- Continua depois da publicidade -

Atualmente, o faturamento do negócio é de R$ 100 mil por mês. Durante a semana, Ana Ercília foi destaque no programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da TV Globo.

Estouro com as Redes Sociais

Mas foi em setembro de 2023 que o seu negócio ganhou uma nova dimensão, graças a um post no Instagram que mostra um dos seus acarajés gigantes sendo cortado e recheado.

O vídeo, que já atraiu 4 milhões de visualizações, fez as vendas dobrarem de um mês para o outro. “Estamos com uma demanda que nunca tivemos em 20 anos. Nem em fim de ano vimos algo assim, que é quando temos o maior movimento. Tivemos rendimento de 100%”, afirma Ana. Com a repercussão, saem dez acarajés gigantes por dia.

O acarajé gigante serve toda a família e chega a pesar 3kg.

A origem do acarajé gigante

O acarajé gigante não é uma novidade no cardápio do Acarajé da Ana e Hamburgueria. A ideia surgiu durante a pandemia, para aproveitar a massa que sobrava. “As vendas diminuíram bastante, uns 70%. Levamos acarajé para os hospitais, para as pessoas na rua, e ainda sobrava massa. Resolvemos fazer um bem grande e conseguimos”, relembra.

Ana conta que, do lançamento até o viral, o prato saía uma vez por mês. Agora, o acarajé gigante é pedido cinco vezes por dia. Aos fins de semana, saem 10 diariamente, em média. A empreendedora explica que são dois tamanhos: 1kg ou 1,5kg de massa que, com o recheio, podem chegar a 3kg. Cada acarajé gigante é vendido por R$ 85.

O acarajé é tão grande que é inviável comer de forma tradicional.

Uma empreendedora inovadora

O negócio, que começou com uma pequena mesa emprestada, tornou-se uma barraquinha e depois um quiosque. Na mesma praça, existem barzinhos, lanchonetes e food trucks. Atualmente, Ana trabalha com dois filhos.

Primeiramente, o acarajé gigante não foi a única inovação que a empreendedora trouxe para o cardápio, que também conta com acarajé recheado de siri ou marisco. Além disso, o acarajé burguer gerou até discussão. “Recebi uma chuva de críticas, mas vendo bastante”, disse. E também o acarajé doce. Em julho, ela também fez o acarajé rosa para entrar na onda do filme “Barbie”.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste pode ter próximo presidente da Câmara
A inspiradora ligação de Kamala Harris com o Nordeste
São Luís desponta como destino para investimentos em Turismo
Prêmio elege destino do Nordeste o 2º melhor lugar do mundo

Encomendas de todo o Brasil

Com clientes encomendando seus acarajés congelados de todo o Brasil, Ana revela que está testando a receita para o abará gigante, que também leva massa de feijão fradinho, como o acarajé, mas é cozido a vapor em vez de frito no dendê.

LEIA MAIS – Paraíso do Nordeste ganha prêmio internacional ao unir paisagem e gastronomia

Em suma, Ana Ercília Silva é um exemplo de como o empreendedorismo pode transformar vidas e gerar oportunidades. Com criatividade e persistência, ela conseguiu superar as dificuldades e conquistar o público com o seu acarajé gigante. Se você ficou com água na boca e quer experimentar essa delícia, visite o Acarajé da Ana e Hamburgueria na praça do bairro Farolândia ou faça o seu pedido pelo Instagram [@acaraje_da_ana].

Com informações da PEGNLEIA TAMBÉM:
Descubra por que os estados do Nordeste são os campeões de inscritos no Enem
Estado do Nordeste precisa de 393 mil profissionais qualificados na indústria
Bahia vai ganhar nova Biorefinaria de etanol</a

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Inscrições MOVER que conecta profissionais negros ao mercado terminam na próxima segunda-feira (25)

O evento acontece em Fortaleza, que pretende conectar pessoas negras em busca de oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional, é realizado em parceria com...