21 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoEstado do Nordeste aumenta em 140% número de açudes sangrando

Estado do Nordeste aumenta em 140% número de açudes sangrando

Em 2024, os reservatórios do Ceará estão experimentando uma melhoria notável em seus níveis de água. No mês de março, o volume médio dos açudes cearenses estava em 34% e o Estado tinha 30 açudes sagrando no momento.

Com mais 30 dias de chuvas, e um total de 7,23 bilhões de metros cúbicos, as chuvas deste ano já superaram os de 2023, e o resultado é o  sangramento de 72 açudes, o que representa o melhor desempenho desde 2009.

- Continua depois da publicidade -
SERIE HISTORICA DE ACUDE SANGRANDO NO CEARA
SERIE HISTORICA DE ACUDE SANGRANDO NO CEARÁ

Na terça-feira (23), dois açudes, São Domingos II em Caririaçu, e Martinópole, alcançaram sua capacidade máxima, sendo que este último não registrava sangria há 15 anos.

Atualmente, o volume total de água acumulado no estado representa 54,8% da capacidade total, com 12 açudes com mais de 90% de sua capacidade. No entanto, 22 reservatórios ainda estão com menos de 30% de sua capacidade total.

Esse aumento no volume total é resultado dos bons aportes nas bacias hidrográficas do estado. As regiões do Acaraú, Coreaú, Litoral, Metropolitana, Serra da Ibiapaba, Salgado e Baixo Jaguaribe estão em uma situação muito confortável, com volumes acima de 70%, destacando-se o Baixo Jaguaribe e o Litoral, que atingiram 100% de seu armazenamento.

A região do Curu também experimentou uma recuperação significativa. No início do ano, antes do início da estação chuvosa, a bacia estava com apenas 26% de sua capacidade total. Hoje, encontra-se com 66% de suas reservas hídricas acumuladas, em uma situação confortável.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste tem 3 estados no topo de ranking de investimentos
Porto Digital de Recife seleciona 16 negócios para suporte; saiba mais
Cidade do Nordeste terá entrega feita por drones
Ranking elege as cinco cidades mais sustentáveis do Nordeste

Em alerta

Em suma, apesar desses avanços, a realidade na bacia hidrográfica dos Sertões de Crateús contrasta com menos de 25% de sua capacidade hídrica acumulada. Outros 22 reservatórios do Ceará apresentam volumes abaixo de 30% de sua capacidade, “destacando os desafios persistentes impostos pelo clima semiárido da região, com chuvas distribuídas de forma irregular no tempo e espaço”, conforme destacou Tércio Tavares, diretor de Operações da Cogerh.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Hoje é o Dia Mundial do Skate: nomes, pistas e destaques do Nordeste

Na próxima sexta-feira, dia 21 de junho, será o Dia Mundial do Skate, e o Nordeste do Brasil, uma região conhecida por suas belas...