24 / 04 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoNordeste ganha iniciativas pioneiras para proteger a Caatinga

Nordeste ganha iniciativas pioneiras para proteger a Caatinga

No cenário ambiental brasileiro, a Caatinga frequentemente passa desapercebida nas discussões sobre conservação. Contudo, uma série de iniciativas recentes marcaram um novo capítulo para a região nordestina do país. Ao mesmo tempo, com a proposta de criação de um fundo para a conservação deste bioma único.

Em uma reunião que ocorreu em Brasília, a ministra Marina Silva e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, juntamente com representantes do Consórcio Nordeste e do BNDES, delinearam os contornos deste fundo promissor.

- Continua depois da publicidade -

Um Fundo para a Caatinga

Durante o encontro, que ocorreu na sede do Ministério do Meio Ambiente (MMA) nesta segunda-feira, os participantes discutiram sobre o formato e a gestão do fundo que visa direcionar recursos para a conservação e o desenvolvimento sustentável da Caatinga. Este bioma, que abrange uma vasta área semiárida do Nordeste brasileiro, é fundamental não apenas para a biodiversidade, mas também para a estabilidade climática da região.

A ministra Marina Silva enfatizou a importância desse fundo dentro do contexto mais amplo das políticas ambientais do Brasil: “A meta do governo brasileiro é zerar o desmatamento em todos os biomas até 2030, e para isso, mecanismos de financiamento como este são essenciais.” A iniciativa reflete um compromisso crescente com a preservação ambiental que é vital para o futuro sustentável do país.

Por que a Caatinga Importa?

A Governadora Fátima Bezerra ressaltou o papel fundamental do bioma para o equilíbrio climático e o desenvolvimento sustentável, destacando que a Caatinga, historicamente marginalizada e associada à seca e à miséria, possui uma riqueza de biodiversidade que é crucial para o país. O fundo não apenas focará em prevenir o desmatamento, mas também promoverá a regeneração das áreas já degradadas.

Avanços no Combate à Desertificação

O encontro também serviu de prelúdio para o seminário técnico-científico realizado no auditório do PrevFogo, que abordou as causas e consequências do desmatamento na Caatinga. Tais discussões são preparatórias para o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas, que será integrado a uma estratégia maior de combate à desertificação em nível nacional.

LEIA TAMBÉM:
Dois estados do Nordeste no Top 10 de residências equipadas com energia solar no Brasil
Rendeira de Monteiro PB conquista prêmio internacional de Artesanato
Maceió recebe prêmio Top Destino Brasil

Além disso, o governo Lula revitalizou a Comissão Nacional de Combate à Desertificação, que não só supervisiona a implementação do Plano de Ação Nacional de Combate à Desertificação mas também promove a coordenação entre diversos ministérios e entidades governamentais para combater eficazmente a desertificação.

Projetos de Impacto

Diversos projetos já estão em andamento. Desse modo, visando fortalecer a resiliência climática da população rural do semiárido. O “Sertão Vivo” é um desses projetos. Uma parceria entre o BNDES e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola. Ademais, o projeto “Floresta Viva” em Pernambuco é uma das maiores iniciativas de recaatingamento. Conta com investimentos significativos destinados a revitalizar este bioma crítico.

LEIA TAMBÉM:
Setor de eventos ganhará programa com teto de R$ 15 bilhões
Estado do Nordeste aumenta em 140% número de açudes sangrando
Celebração do dia de São Jorge no Nordeste tem fé e tradições

A mobilização em torno da Caatinga sinaliza uma nova era para a conservação ambiental no Brasil. Dessa forma, a priorização da sustentabilidade e da inclusão produtiva aponta para um futuro mais promissor para as regiões mais vulneráveis. Tudo isso com a cooperação contínua entre governos estaduais, o federal e organizações financeiras. Assim, há esperança de que este bioma precioso possa ser preservado para as futuras gerações, não apenas como um refúgio de biodiversidade, mas como um centro de prosperidade e inovação ambiental.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Música, performance e circo na programação do Viva Usina

Imagine ter acesso a uma programação cultural gratuita e que oferece, em um só lugar, música, circo e performance artística. Em João Pessoa, o...