08 / 05 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaEstado do Nordeste tem a maior queda de desemprego do Brasil

Estado do Nordeste tem a maior queda de desemprego do Brasil

O Rio Grande do Norte se destaca como o estado brasileiro com a maior queda no desemprego. As informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (16).

Apenas o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Norte apresentaram uma queda estatisticamente significativa no último trimestre de 2023.

- Continua depois da publicidade -

No Rio de Janeiro, a taxa de desemprego caiu de 10,9% para 10%, enquanto no Rio Grande do Norte a queda foi ainda mais expressiva, passando de 10,1% para 8,3%. Essa redução do desemprego é um indicador positivo do aquecimento do mercado de trabalho em ambos os estados.

A coordenadora de pesquisa do IBGE, Adriana Beringuy, explica que as variações estatisticamente relevantes refletem diferentes fenômenos no mercado de trabalho. No caso do Rio de Janeiro, o crescimento da ocupação na indústria e nos serviços contribuiu para a redução da taxa de desocupação, enquanto no Rio Grande do Norte a queda teve mais influência na redução da busca por emprego.

LEIA TAMBÉM:
Estado do Nordeste dará R$ 636 milhões para o Bolsa Presença
Capital no Nordeste recebe prêmio da ONU
Obras de Transmissão de Energia no Nordeste vão ganhar investimentos
Como foi a ocupação hoteleira do Nordeste durante o carnaval

Desocupação diminuiu

Os dados revelam uma tendência positiva no cenário nacional, com 25 das 27 unidades da federação registrando quedas nas taxas de desocupação em relação ao ano anterior.

Por outro lado, estados como Rondônia e Mato Grosso registraram aumento da taxa de desocupação, refletindo cenários distintos. Rondônia viu uma redução no número de trabalhadores ocupados, especialmente na agricultura e comércio. Já Mato Grosso experimentou um aumento no número de trabalhadores ocupados, mas uma elevação ainda maior no contingente de pessoas procurando emprego.

No ranking das maiores e menores taxas de desocupação, o Amapá, a Bahia e Pernambuco apresentaram as maiores taxas. Ao mesmo tempo, Santa Catarina, Rondônia e Mato Grosso registraram as menores taxas. Quanto às grandes regiões, apenas o Sudeste teve uma queda na taxa de desocupação, destacando-se como uma região com sinais positivos no mercado de trabalho.

Esses dados destacam a importância de análises regionais e estaduais para compreender a dinâmica do mercado de trabalho no Brasil, destacando o Rio Grande do Norte como um exemplo de sucesso na redução do desemprego e no estímulo ao crescimento econômico regional.

O setor do turismo tem contribuição significativa para a queda do desemprego no RN.

A tabela abaixo mostra o número no Brasil e onde ocorreram as maiores variações.

Unidade da Federação Taxa de Desocupação (%) Variação em relação ao trimestre anterior (p. p.)
Brasil 7,4 -0,3
Rio de Janeiro 10,0 -0,9
Rio Grande do Norte 8,3 -1,8
Rondônia 3,8 +1,5
Mato Grosso 3,9 +1,5

 

Da Redação

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

O Sebrae/PB apresentou à imprensa e convidados, nesta terça-feira (7), o Nordeste On (NEon). O evento é focado em empreendedorismo, inovação e sustentabilidade e...