17 / 04 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaParaíba faz parceria internacional para impulsionar artesanato

Paraíba faz parceria internacional para impulsionar artesanato

A Paraíba mandou uma comitiva para o México com o objetivo de impulsionar o artesanato do Estado. A iniciativa é uma parceria da Secretaria do Turismo e do Desenvolvimento Econômico e o Programa do Artesanato Paraibano (PAP). Ao mesmo tempo, também participam da empreitada a Prefeitura de João Pessoa e o Sebrae/PB. A missão “Arriba Paraíba” tem o objetivo é estabelecer acordos de cooperação para intercâmbio de conhecimento nas atividades de artesanato entre a Paraíba e o estado mexicano de Puebla.

A iniciativa, que ganhou destaque após a visita do diretor de Artesanato do Estado de Puebla, Daniel Farfán, durante o Fórum Internacional de Cidades Criativas em João Pessoa, visa não apenas fortalecer os laços entre os dois estados, mas também gerar mais emprego e renda para o setor artesanal.

- Continua depois da publicidade -

A agenda da missão inclui visitas a entidades, museus e oficinas ligadas ao artesanato mexicano. Além disso, haverá reuniões e workshops para conhecer experiências exitosas de promoção e melhoria da oferta artesanal. Destaca-se também a assinatura de um Protocolo de Intenções com o secretário de Cultura de Puebla, Enrique Glockner Cort. O objetivo é a realização conjunta de projetos e atividades de cooperação e intercâmbio.

Missão é aprimoramento do trabalho do artesanato paraibano

Para a primeira-dama do Estado e Presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, essa missão representa mais um passo na integração e ampliação das cooperações técnicas, visando ao aprimoramento do trabalho artesanal na Paraíba. A expectativa é que o intercâmbio de experiências resulte em novas perspectivas de negócios para os artesãos paraibanos.

LEIA TAMBÉM:
Estado do Nordeste dará R$ 636 milhões para o Bolsa Presença
Capital no Nordeste recebe prêmio da ONU
Obras de Transmissão de Energia no Nordeste vão ganhar investimentos
Como foi a ocupação hoteleira do Nordeste durante o carnaval

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, ressalta a importância dessa missão para a qualificação do artesanato paraibano. Essa ressalta que o setor já é reconhecido em diversas tipologias. Como exemplo a renda renascença, crochê, madeira e o couro. E isso foi comprovado com mais um resultado extraordinário alcançado no último salão que gerou um volume de R$ 3,7 milhões em vendas. A Paraíba, que integra a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, busca, através dessa iniciativa, agregar valor aos seus produtos e promover a economia criativa do estado.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste tem nove dos 10 destinos mais procurados no Carnaval
Parque Nacional de Jericoacoara (CE) foi privatizado; entenda
Sucesso na geração de empregos na PB vem dos pequenos negócios

A missão no México promete trazer ideias e experiências que impulsionarão o desenvolvimento sustentável do setor artesanal na Paraíba. João Pessoa e Campina Grande, cidades criativas reconhecidas pela Unesco, têm muito a se beneficiar dessa troca de conhecimento e cooperação internacional.

Em resumo, a missão no México fortalece os laços entre a Paraíba e Puebla. Além disso, também reforça o compromisso do estado em promover a inclusão social, diversidade cultural e desenvolvimento econômico através do artesanato, um dos pilares da identidade paraibana.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste tem destino no Top 10 de Hospedagem Tipo Airbnb

Quer viajar para lugares incríveis, desfrutar de paisagens deslumbrantes e encher o feed das redes sociais com fotos incríveis, sem comprometer todo o orçamento?...