09 / 05 / 2024

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Estado do Nordeste terá R$ 3,6 bilhões para implantar VLT

Na manhã desta quarta-feira (27), o governo da Bahia deu mais um passo rumo à transformação da mobilidade urbana na capital e região metropolitana ao publicar a licitação para a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana. O anúncio ganhou destaque no Diário Oficial do Estado (DOE), detalhando o ambicioso projeto.

Detalhes da Rota do VLT

A princípio, o VLT percorrerá três trechos: Ilha de São João – Calçada, Paripe – Águas Claras e Águas Claras – Piatã. O primeiro trecho, em especial, conectará a região de Ilha de São João, em Simões Filho, ao bairro da Calçada, em Salvador, atravessando todo o Subúrbio Ferroviário, priorizando uma área que ficou sem trem a partir de fevereiro de 2021.

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Investimento Bilionário em Três Etapas

O projeto, estimado em mais de R$ 3,6 bilhões, será dividido em três partes distintas. A primeira contempla a ligação entre Ilha de São João e Calçada, atendendo a uma demanda histórica da população suburbana. O segundo trecho conectará Paripe a Águas Claras, integrando-se ao metrô de Salvador e à nova Rodoviária da capital. Já a terceira e última parte do VLT percorrerá as avenidas 29 de Março e Orlando Gomes, ligando Águas Claras a Piatã, na Orla Atlântica de Salvador.

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Estações e Paradas Estratégicas

O sistema do VLT contará com a Estação da Calçada e 34 paradas no total, sendo 17 no primeiro trecho, oito no segundo e nove no terceiro. As obras prometem revolucionar a mobilidade na região, proporcionando um sistema moderno e eficiente.

Prioridade aos Bairros Suburbanos

Dessa forma, o governo estadual enfatizou o compromisso de priorizar os bairros suburbanos, cumprindo uma espécie de reparação pela desativação do trem em 2021. Além disso, a visão é transformar a infraestrutura de transporte público, proporcionando mobilidade, acessibilidade e desenvolvimento econômico para a população.

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Perspectivas para o Futuro

O VLT de Salvador é uma aposta audaciosa para modernizar a infraestrutura de transporte da região. O projeto não apenas aliviará os desafios de mobilidade, mas também impulsionará a economia local, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento sustentável. Em resumo, a expectativa é que, em breve, Salvador e sua região metropolitana contem com um sistema de transporte ágil. Ao mesmo tempo eficiente e alinhado com as demandas da sociedade contemporânea.

Em resumo, a tabela abaixo mostra as três etapas do projeto.

Parte Trecho Custo Estimado Benefício
1 Ilha de São João – Calçada R$ 1,2 bilhão Atender demanda da população suburbana
2 Paripe – Águas Claras R$ 1,4 bilhão Integrar-se ao metrô e à nova Rodoviária
3 Águas Claras – Piatã R$ 1 bilhão Acessar a Orla Atlântica

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