08 / 05 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoEstado do Nordeste vai premiar escolas antirracistas

Estado do Nordeste vai premiar escolas antirracistas

A luta contra o racismo é um compromisso que deve permear todas as esferas da sociedade, inclusive a educação. É com esse objetivo que a Secretaria de Estado de Educação e da Cultura de Sergipe vai premiar as instituições de ensino da rede pública estadual.

Por conta disso, estão abertas as inscrições para a concessão do Selo Escola Antirracista Professora Maria Beatriz Nascimento.

- Continua depois da publicidade -

O que é Selo Escola Antirracista?

O Selo Escola Antirracista é uma iniciativa que reconhece e valoriza as unidades escolares que se comprometem ativamente em promover ações afirmativas, projetos e programas que visem à promoção da Educação das Relações Étnico-Raciais e da Educação Antirracista. Mais do que um reconhecimento, o selo representa o compromisso da escola em combater o racismo e promover uma educação inclusiva e igualitária.

As inscrições ocorrem até o dia 31 de maio de 2024 e podem ser realizadas pelos gestores, coordenadores e secretários das unidades escolares. Para concorrer ao selo, as escolas devem cumprir uma série de etapas previstas no edital. Ao mesmo tempo, deve incluir a apresentação de uma carta de compromisso e um plano de trabalho com as ações.

Entre as ações que devem ocorrer estão práticas pedagógicas voltadas para a Educação das Relações Étnico-Raciais e a Educação Antirracista. Da mesma forma, devem ocorrer projetos, palestras ou programas contínuos de prevenção e combate ao racismo. A validade do Selo Escola Antirracista será de um ano, renovável mediante o cumprimento dos requisitos estabelecidos.

LEIA TAMBÉM:
“CVC Me Leva” destaca destinos no Nordeste
Pernambuco terá investimento de R$ 2 bilhões para produzir e-metanol
Cinco praias do Nordeste para programar seu próximo feriado
Dois queijos do Nordeste conquistam premiação internacional

Oportunidade para fortalecer ações de combate e prevenção ao racismo

A participação neste processo seletivo é uma oportunidade para as escolas fortalecerem ações de combate e prevenção ao racismo, promovendo uma cultura escolar mais inclusiva e respeitosa com as diferenças étnicas e raciais. Além disso, contribui para a formação de uma comunidade escolar consciente e engajada na luta antirracista.

LEIA TAMBÉM:
Estado do Nordeste negocia com Petrobras usina de energia eólica no mar
Nova tecnologia do Nordeste promete melhorar tratamento para esquizofrenia
Dell e UFRN ofertam curso gratuito de Inteligência Artificial

As unidades escolares interessadas devem consultar o Edital nº 10/2024/GS/SEDUC para mais informações sobre as etapas do processo seletivo e os critérios de avaliação. A inscrição representa não apenas um reconhecimento, mas também um compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Junte-se a nós nessa importante jornada pela educação antirracista!

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste tem 5 times no TOP 20 do ranking digital de clubes

No cenário do futebol brasileiro, a competitividade vai além das quatro linhas; ela também se estende às redes sociais. Um recente levantamento do IBOPE...