08 / 05 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoParaíba usa drones para 'caçar' focos de mosquito da dengue

Paraíba usa drones para ‘caçar’ focos de mosquito da dengue

O avanço da tecnologia tem se mostrado um aliado importante nas ações de saúde pública, e na Paraíba não é diferente. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e das Forças de Segurança e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizou um voo piloto com drones para mapear possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A ação aconteceu no pátio da 1ª Ciretran, em Campina Grande.

Esse é o segundo voo piloto realizado com drones no estado, sendo o primeiro realizado em João Pessoa, no final do mês de março. Ao mesmo tempo, a tecnologia dos drones representa um importante reforço às ações preventivas já realizadas pela SES e pelos agentes de combate a endemias. Desse modo, permitindo a identificação de focos do mosquito em locais de difícil acesso.

- Continua depois da publicidade -

Avanço tecnológico em prol da saúde

O chefe do Núcleo de Fatores Biológicos e Entomologia da SES, Nílton Guedes, destacou a importância desse avanço tecnológico. “Essa é uma das soluções que vem sendo utilizada no Brasil para a identificação de criadouros de difícil acesso por parte dos agentes de endemias, esse é, sem dúvidas, um grande avanço.”

Durante a operação, dois drones monitoraram a área do depósito de carros da 1ª Ciretran-CG. As operações foram realizadas por agentes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O Tenente Júnior, do Comando de Operações Aéreas da Polícia Militar, ressaltou a importância da parceria entre as secretarias de saúde e segurança pública. “É uma missão diferente, porém com o objetivo de garantir o bem da sociedade, sempre buscando o bem da população paraibana.”

drone para combater a dengue

O gerente operacional de Saúde Ambiental da SES, Luiz Almeida, explicou que, após a fase de testes, o serviço terá expansão. A princípio, para atender as cidades com as maiores população. “É uma tecnologia que vem para somar e ajudar a equipe técnica. Tanto do estado quanto dos municípios, a estar intervindo e direcionando ações de controle do mosquito Aedes aegypti.”

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

O Sebrae/PB apresentou à imprensa e convidados, nesta terça-feira (7), o Nordeste On (NEon). O evento é focado em empreendedorismo, inovação e sustentabilidade e...