23 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoJovem nordestina cria telha sustentável e vira destaque internacional

Jovem nordestina cria telha sustentável e vira destaque internacional

O nome dela é Ana Júlia Monteiro de Carvalho. Nordestina de Maceió, virou destaque internacional ao criar uma telha sustentável feita com cascas de moluscos. A iniciativa levou a jovem a ser destaque na edição de 2021 do Global Student Prize, prêmio concedido pela Unesco que é considerado o Nobel da Educação.

Aos 18 anos de idade, a nordestina foi a primeira estudante da América Latina a ficar entre os 10 finalistas da premiação, que contou com a participação de mais de 3,5 mil alunos de 94 diferentes países.

- Continua depois da publicidade -

A jovem criou a telha Ecosururu quando tinha 15 anos de idade. A iniciativa oferece a possibilidade de moradia mais barata a pessoas vulneráveis e também resolve um grave problema ambiental da região onde a menina mora: o descarte incorreto das cascas do molusco sururu, cuja pesca e venda são uma das principais formas de subsistência no Nordeste.

Antes de mais nada, o produto é feito a partir de um pó produzido com esses resíduos. Ao mesmo tempo, são triturados e misturados, para dar liga, a pneus velhos – outro resíduo cujo descarte é bastante desafiador.

A ideia teve como inspiração a população da Lagoa Mundaú, também em Maceió. Trata-se de uma comunidade ribeirinha, sem acesso à saneamento básico, que vive em barracos e comercializa sururu para sobreviver. Contudo, as cascas do molusco, por não serem consumíveis, acabam no lixo à céu aberto.

FONTE: Da Redação do NE9, com o  The Greenest Post 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Do Nordeste pro Mundo: Festa Mormaço aterrissa em Portugal em edição especial

Carregado de referências brasileiras, o evento começou em Fortaleza como opção para a turma alternativaQuem mora fora do Brasil sabe bem o que significa...