20 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCidadesFortalezaMaior cidade do Nordeste amplia Área Verde em 230 mil árvores

Maior cidade do Nordeste amplia Área Verde em 230 mil árvores

Média de área verde por habitante em Fortaleza chega a 20m², ultrapassando a meta estabelecida pelo Plano Fortaleza 2040 e em concordância com a Organização Mundial de Saúde (OMS)

Em 2023, a capital do Ceará viu o plantio e distribuição de mais de 80 mil mudas de diversas espécies de árvores. Ao mesmo tempo, a iniciativa faz parte do esforço contínuo da Prefeitura Municipal de Fortaleza para expandir a cobertura vegetal. Dessa forma, se alinhando com as metas estabelecidas pelo Plano Municipal de Arborização.

- Continua depois da publicidade -

No intervalo de 2021 a 2023, a administração plantou e distribuiu mais de 230 mil mudas. A ação é uma colaboração entre a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor) e a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).

Os resultados dessas iniciativas se traduzem em uma média de 20,42m² de áreas verdes por habitante em Fortaleza. Dessa forma, com base no censo demográfico de 2022, o número supera não apenas a quantidade mínima recomendada de 12m² pela OMS por habitante. Portanto, também bateu a meta estabelecida de 15m² por habitante no Plano Fortaleza 2040.

Arborização é ferramenta essencial para o Meio Ambiente

A Secretária do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Luciana Lobo, destaca a arborização como uma ferramenta eficaz para contribuir com o meio ambiente e melhorar o microclima local. Além da distribuição de mudas em ciclovias e do projeto Árvore na Minha Calçada, a Seuma implementa o projeto Sementinha, que planta árvores frutíferas em escolas, e o Uma Criança, uma Árvore, que fornece kits com mudas, adubo e cartilha explicativa em unidades hospitalares.

Alinhados ao Plano Municipal de Arborização, Fortaleza também conta com seis microparques urbanos, espaços verdes públicos criados em colaboração com a comunidade. A iniciativa será expandida em 2024, com a adição de 26 novos equipamentos.

Assim, a gestão ambiental eficiente de Fortaleza foi reconhecida no último Ranking de Competitividade dos Municípios. A cidade se destacou pelo menor índice de desmatamento ilegal do país. A capital cearense também recebeu reconhecimento em três parâmetros ambientais, incluindo a cobertura de floresta natural.

A titular da Seuma conclui enfatizando o compromisso da gestão em garantir uma dinamização sustentável da cidade. Em resumo, a ação resulta dos esforços para reduzir impactos ambientais e a recuperação florestal e arborização urbana.

LEIA TAMBÉM:
Estudo revela os 10 bairros mais valorizados do Nordeste
Nordeste tem 2 cidades no ranking mundial das mais promissoras
Carro voador fabricado no Nordeste já tem preço definido

Como contribuir para uma Fortaleza mais verde?

Aos interessados em participar e contribuir para uma Fortaleza cada vez mais verde, a Seuma disponibiliza, diariamente, mudas arbóreas semi-adultas para doação. As solicitações podem ocorrers de segunda à sexta – feira, das 08 às 11h30, por meio do (85) 3452-6920, pelo WhatsApp 9 8814-3849 ou pelo e-mail [email protected].

Entre as espécies disponíveis, estão as de Pau-Brasil, Flamboyant, Catingueira, Pajeú, Jucá, Aroeira Pimenteira, Tamboril, Mulungu, Paineira com espinhos, Mutamba, Jenipapo, Ipê-rosa, além do Ipê-Amarelo, eleito em 2021 como Árvore Símbolo de Fortaleza.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Lula convoca reunião com governadores do Nordeste

Nesta quinta-feira (20), Fortaleza se torna o palco de um importante encontro político. O presidente Lula, está no Ceará para anunciar investimentos significativos nas...