04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaNordeste tem destaque no Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental

Nordeste tem destaque no Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental

Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental chega à quarta edição

Conduzido pela Pipe.Social e pelo Quintessa, o Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental chega à quarta edição, destacando análises de 1.011 negócios de impacto. O levantamento, realizado a cada dois anos desde 2017, é composto por:

  •  perfil do empreendedor e dos negócios;
  • panorama das finanças dos negócios mapeados (acesso a recursos financeiros);
  • modelos de negócio;
  • tecnologias emergentes;
  • demografia regional;
  • e cases de soluções de impacto socioambiental.

Esse conjunto de dados analíticos traça uma radiografia completa do ecossistema, compondo a maior pesquisa nacional de negócios de impacto.

- Continua depois da publicidade -

A região Sudeste do Brasil concentra 58% das sedes dos negócios de impacto social e ambiental. O Sul reúne 14%, seguido pelo Nordeste com 12%; Norte com 5%; e Centro-Oeste com 4%. Entre os Estados, destaque para São Paulo (39%) e Rio de Janeiro (10%). Esses são alguns dos dados da quarta edição do Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental – conduzido pela Pipe.Social e pelo Quintessa –, que traz análises de 1.011 negócios de impacto e foi realizado com o suporte de 66 organizações espalhadas pelo país.

 

O levantamento mostra, ainda, que 59% dos negócios da base de 1.011 estão nas capitais e 35% no interior. A análise mostra que por mais que os negócios tenham sedes concentradas no Sudeste – região com maior acesso a benefícios como networking, eventos, mentorias, acelerações/incubações e até investimentos –, o impacto gerado por essas soluções tem escala nacional e grande potencial para atuar em vários desafios brasileiros, onde quer que estes estejam, como também apontam os dados de operação no país, ou seja, apesar de manterem um CNPJ no Sudeste, cerca de um terço dos negócios tem alcance nacional: 59% operam no Sudeste; 37%, Nordeste; 37%, Sul; 30%, Centro-Oeste; e 28%, Norte.

Segundo Mariana Fonseca, cofundadora da Pipe.Social e uma das coordenadoras do mapeamento, um dos achados da análise da distribuição dos negócios pelo país é o Estado do Pará, que, proporcionalmente ao volume populacional, é um Estado que compete com outros do Sul e Sudeste, especialmente se destacando como um hub de bioeconomia.

Mariana Fonseca Pipa Social
Mariana Fonseca Pipa Social

LEIA TAMBÉM:

Capital do Nordeste pode mudar de nome em breve
Nordeste lidera novas rotas com 62 voos só na alta temporada
Nordeste tem maior cidade do Brasil com tarifa zero no transporte
O plano de transformar os tubarões de PE em atração turística

Os negócios que resolvem problemas sociais e ambientais – foco das análises do Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental, a maior pesquisa da temática no país – compõem um modelo em franca expansão no Brasil: o empreendedorismo de impacto. Com a proposta de contribuir para a transformação positiva da sociedade, essas empresas atuam com produtos e serviços que endereçam respostas – tecnológicas, inovadoras e com base em ciência – para desafios contemporâneos nas áreas de inclusão produtiva, saúde, habitação, educação e serviços financeiros, entre outras. Com um ecossistema mais maduro, os negócios de impacto sobreviveram à pandemia de covid-19 e seguem ampliando os faturamentos, influenciando a criação de mecanismos financeiros de captação de recursos e alimentando novos setores como das Economias Verde e Prateada, além de mercados emergentes como o de Carbono.

A edição 2023 conta com o patrocínio da Coalizão pelo Impacto, do Cubo Itaú ESG, Fundo Vale, Instituto Helda Gerdau e Instituto Sabin. A iniciativa do Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental é resultado da união da Pipe.Social e do Quintessa – protagonistas no ecossistema de impacto nacional –, que formam a Base de Impacto: responsável por aumentar a oferta de benefícios aos empreendedores, ampliando a conexão com os mercados.

LEIA TAMBÉM:
Ranking elege melhores cidades do Nordeste para envelhecer
Cinco coisas espetaculares que você só vai ver no Nordeste
Escola pública do Nordeste ganha prêmio de melhor do mundo

CONCEITO-CHAVE

Os negócios de impacto são empreendimentos que têm a intenção clara de endereçar um problema socioambiental por meio de sua atividade principal, ou seja, produto/serviço e/ou sua forma de operação. Esses negócios atuam de acordo com a lógica de mercado, com um modelo de negócio que busca retornos financeiros, e se comprometem a medir o impacto que geram.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Economia do país cresce 2,5% no primeiro trimestre, aponta IBGE

A economia brasileira registrou um crescimento de 2,5% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em relação ao...